De onde se vê o mais belo horizonte

O Parque das Mangabeiras é um dos locais preferidos dos turistas e dos belo-horizontinos

Como se recostando preguiçosamente sobre a Serra do Curral, o Parque das Mangabeiras é um dos locais preferidos da população belo-horizontina e também de muitos turistas. Com sua paisagem verde projetada por Burle Marx, recebe o apelido de “cidade jardim” para Belo Horizonte. Possibilitando entrar em contato com a natureza, relaxar e aproveitar o ambiente, sua imensidão e também suas belíssimas vistas da cidade.

Alguns dos principais atrativos no parque são as trilhas ecológicas e possibilidade de práticas esportivas como futebol, skate, vôlei, peteca, basquete e corrida, mas é também um ótimo lugar para simplesmente estar em família. Em algumas ocasiões especiais, também é possível contemplar concertos ou encenações teatrais na Praça das Águas e no Teatro de Arena.

O clima mais ameno e frio se deve muito ao fato de o parque estar a mais de 1000 metros acima do nível do mar, em um dos pontos mais altos de Belo Horizonte junto à Serra do Curral.

Pulmão natural da cidade, um dos maiores parques urbanos da América Latina, o Parque das Mangabeiras possui a impressionante extensão de pouco mais de 2,8 milhões m² . Dentro do parque também há preservação e pesquisa ambiental aberta ao público, além de ser habitado por mais e uma centena e meia de espécies de aves e de 29 espécies de mamíferos como esquilos, gambás, tapitis, micos, tatus, quatis, entre outros. Em sua vegetação existem diversas amostras de espécies mineiras, como mata e cerrado, resquícios de mata Atlântica, jacarandás, sucupiras do cerrado, aroeiras, jequitibás entre outros diversos tipos de árvores. No seu interior se encontram ainda 21 nascentes do Córrego da Serra, que integra a Bacia do Rio São Francisco.

No Parque, três roteiros se destacam: Roteiro da Mata, Roteiro do Sol e Roteiro das Águas. No Roteiro da Mata é possível observar uma vegetação de cerrado, cata e campo. O Roteiro do Sol percorre todas as áreas do parque destinadas a atividades recreativas e esportivas, onde estão as quadras poliesportivas e a pista de skate. No Roteiro das Águas estão as nascentes e cursos d’água que formam a bacia do Córrego da Serra. Todos os roteiros têm como ponto de partida a Praça das Águas.

leia mais sobre