Um pulmão bem no centro de BH

Mais que um ambiente verde, o Parque Municipal é um espaço de convívio em BH

Vista aérea do Parque Municipal de onde se nota a imensidão do verde bem no centro da cidade
Mais que um ambiente verde no centro de Belo Horizonte, o Parque Municipal Américo Renée Giannetti é um espaço de convívio para todos os moradores da capital mineira. Desde sua inauguração, em meados de 1897, o Parque proporciona momentos agradáveis aos visitantes, como caminhar entre árvores centenárias, lagoas, brinquedos e apreciar a diversidade dos animais silvestres que habitam o local.

É impossível entrar no Parque Municipal e não se encantar com suas peculiaridades. Uma delas são os burrinhos que levam as crianças em um passeio diferente bem no centro da capital. Quem nasceu em BH e sempre esteve atento aos programas turísticos certamente já passeou no lombo de um burrinho. Quem ainda não teve essa oportunidade quando criança , pelo menos, conhece alguém que se deixou conquistar pelo passeio quase rural.

Há muitos anos, antes da popularização das câmeras digitais, uma das atrações mais charmosas do Parque Municipal eram os famosos fotógrafos que revelavam as imagens na hora, chamados lambe-lambe. Tanto o passeio com os burrinhos quanto as fotos de lambe-lambe são lembranças que os belo-horizontinos guardam por toda a vida das andanças pelo parque.

Muitos casais de namorados se apaixonam diante da vista magnífica da Lagoa do Quiosque enquanto fazem um passeio romântico no pedalinho. Além disso, pais e mães levam seus filhos para brincar nos mais de 21 brinquedos que fazem a alegria da criançada.

Por estar localizado bem no centro de Belo Horizonte, o Parque Municipal deixa à disposição dos esportistas pistas para a prática de cooper, caminhada e skate, além de quadras poliesportivas, todos esses espaços são gratuitos para qualquer cidadão. São mais de 180 mil metros quadrados de área verde, por isso, é o um ponto atraente também para os maratonistas realizarem os treinos.

Ainda há quem apenas passe pelo Parque para cortar caminho, pessoas que transitam pelo local diariamente indo e vindo do trabalho e podem contemplar as mais de 50 espécies de árvores que se tornaram o pulmão do centro de Belo Horizonte. Muitos gostam de ficar sentados nos bancos observando a natureza e o vai e vem das pessoas, enquanto fazem uma horinha para depois seguir para os compromissos.

É praticamente impossível caminhar pelo parque e não sentir prazer em ter um espaço como aquele na capital. De árvores centenárias, quadras de tênis a um espetacular orquidário, o belo-horizontino tem ao seu dispor uma das áreas naturais mais belas do país.

informações do local
Endereço: Avenida Afonso Pena, 1377
Site: http://www.pbh.gov.br/parques
Horário de Funcionamento: 3ª a dom. e feriados das 6h às 18h (com entrada permitida até às 17h45)