Espaço TIM UFMG do Conhecimento

Um convite para uma viagem interplanetária

Espaço TIM UFMG do Conhecimento (foto: Renato Cobucci)
Espaço TIM UFMG do Conhecimento (foto: Renato Cobucci)
Ao lado dos prédios que guardam a memória política, econômica e social de Belo Horizonte, na Praça da Liberdade, painéis eletrônicos atraem os olhares dos milhares de praticantes de exercícios físicos, de pedestres e de motoristas que passam pela região todos os dias. As projeções de vídeos sobre ciências, conhecimento e cultura, nas telas instaladas na fachada do prédio da antiga Reitoria da Universidade de Minas Gerais, fazem o convite à imersão à várias novidades no Espaço TIM UFMG do Conhecimento

No ambiente dos prédios históricos que compõem o Circuito Cultural Arte e Conhecimento Liberdade, o uso de tecnologias conquista crianças, jovens e adultos. Espaço para o estudo da astronomia, o planetário e o observatório astronômico mostram a criação do Universo, a vida na Terra e o meio ambiente em cenários interativos. Em cinco andares, os visitantes encontram diversidade de recursos. Além de telescópios e do planetário, exposições permanentes e temporárias revelam o passado, presente e futuro contando a origem da vida e do homem. A interatividade facilita as viagens ao conhecimento. Em diversos momentos, os visitantes são levados a interagir com as instalações.

No primeiro andar, junto ao hall de acolhimento, é possível divertir-se com a história e os recursos tecnológicos da telefonia celular. No mesmo piso, há ainda um café, que conta com uma jukebox diferente. A relação das músicas fica exposta em duas telas e o pedido é feito por meio de mensagens de texto enviadas por celulares. O planetário e o observatório astronômico do Espaço TIM UFMG do

Conhecimento estão instalados no quinto pavimento do edifício, dotado de um teto retrátil que, apesar do peso de seis toneladas, pode ser aberto, permitindo a utilização de instrumentos para observação celeste. 

O planetário, com capacidade para 60 pessoas, funciona em sessões regulares, ao longo de todo o dia. Um sistema de projeção digital, importados da Alemanha, permitem a projeção de imagens por meio de fibra ótica, que dá tratamento visual individualizado a cada uma das estrelas reproduzidas, dotando-as de maior brilho, nitidez e precisão. Os equipamentos, os mais avançados e inovadores do gênero, permitem ainda a transformação do planetário em um espaço multimídia com ambiente de imersão total. Assim, a cúpula pode ser usada tanto para as tradicionais projeções astronômicas quanto como suporte para a projeção de filmes em formato fulldome.

 

 

informações do local
Endereço: Praça da Liberdade, s/n°
Telefone: 31 3409-8350
Site: http://www.espacodoconhecimento.org.br/
Horário de Funcionamento: 3ª a dom. das 10h às 17h, sáb. das 10h às 21h