Belo Horizonte apresenta miscelânea em seu cenário musical

tags
Movimentos musicais das Minas Gerais são sucesso no Brasil e no mundo

Ao falar de Belo Horizonte, nos vem à cabeça atrações que agradam a gregos e troianos: boa comida, belos lugares e variados dos botecos, por exemplo. Além disso, a música está enraizada no cenário belo-horizontino – nomes e movimentos importantes aqui começaram e são considerados referência para todo o mundo.

O Clube da Esquina foi o precursor do movimento da música em BH, na década de 60. Na época, a sua influência atingiu não só Belo Horizonte e Minas Gerais, como o Brasil e o mundo. Cantores consagrados como Milton Nascimento, Lô Borges e Toninho Horta foram exaltados com o movimento revolucionário, regionalista e bem elaborado. Na obra de Beto Guedes notam-se características rurais e na produção de Lô Borges, o barroco mineiro. Já as letras de Milton Nascimento sempre tiveram um toque da música contemporânea com características de Minas.

Nos anos 70 e 80, algumas bandas, como Sagrado Coração da Terra, de Marcus Viana, e 14 Bis, de Flavio Venturini, já demonstravam a diversidade musical da capital mineira.  Tuatha de Danann se destacou em todo o mundo no estilo Folk Metal. Fernando Brant, Wagner Tiso e Vander Lee trouxeram à tona a MPB para os mineiros.

Já na década de 90, algumas bandas de rock também surgiram como uma reação às ideias plantadas pelo Clube da Esquina: Jota Quest, Pato Fu, Tianastácia e Skank, ficaram conhecidos em todo o país e começaram sua trajetória de milhões de cópias vendidas e shows históricos.

No gênero música eletrônica, destaque para Anderson Noise, DJ que lançou o estilo na capital. No ano de 2008, ocupou o 26º lugar na lista dos 100 melhores DJs do mundo, divulgado pela respeitada revista DJ MAG.

Já no plano underground, em BH encontramos as bandas Escarlatina Obssessiva, Posthuman Tantra, Lua Nigra, Papyri, Marmorium Crucis, entre outras, cujos temas versam sobre o oculto, o surreal, o taciturno.

Além disso, os gêneros forró e sertanejo universitário adquiriram seu espaço. Várias duplas sertanejas começam a surgir e a atrair um público cativo em casas noturnas e concorridos shows.

Rock e Erudito, juntos na capital mineira

Quem disse que o heavy metal não pode ter um toque mineiro? A referência que a capital mineira possui, inicialmente, é o LP duplo da banda Overdose juntamente com Sepultura, lançado pela gravadora Cogumelo, antiga loja de discos de rock, em 1980.

Hoje, o Sepultura é considerada uma das bandas de maior repercussão no mundo. Seus trabalhos começaram em 1983, quando os irmãos Cavalera Max e Igor se juntaram com os amigos Paulo Jr. e Jairo Guedez. A partir daí outras bandas vieram agregar o movimento, como a Sarcófago, que foi uma das mais influentes bandas de black metal mundial.

Já a Uakti, liderada pelo instrumentista Marco Antônio Guimarães, inovou ao fabricar seus próprios instrumentos, encantando o mundo todo.

Belo Horizonte também se apresenta como berço das melhores orquestras do Brasil, formando novos públicos e democratizando o acesso à cultura. Destaque para a Sinfônica e Filarmônica de Minas Gerais.

A Orquestra Sinfônica foi criada no dia 2 de setembro de 1976. É um dos corpos artísticos mantidos pela Fundação Clóvis Salgado. Sempre aprimorando a excelência de seu desempenho, diversificaram suas atuações em óperas, balés, concertos, apresentações ao ar livre, na capital e no interior, destacando um repertório que abrange todos os períodos da música sinfônica, do barroco ao contemporâneo. Em Belo Horizonte, seu maior sucesso são os Concertos no Parque, que acontecem sempre no Parque Municipal, no coração da cidade.

Já a Orquestra Filarmônica de MG fez sua estreia em fevereiro de 2008. O objetivo era criar uma orquestra composta por instrumentistas mineiros de outros Estados e países. Tudo começou graças à parceria entre o Instituto Cultural Filarmônica, as Secretarias de Estado de Cultura e de Planejamento e Gestão e a Fundação Clóvis Salgado. Com uma história marcante, a orquestra possui um público fiel às suas apresentações e já é destaque em todo o país.