O cenário do Heavy Metal em BH

tags
Bandas internacionais como Sepultura e Eminence nasceram em Belo Horizonte

Sepultura, banda de sucesso internacional, gravou seu primeiro disco na Cogumelo Records, em Belo Horizonte
Sepultura, banda de sucesso internacional, gravou seu primeiro disco na Cogumelo Records, em Belo Horizonte
Diversidade cultural combina com Belo Horizonte. Nos quatro cantos de Minas, encontramos diversos tipos de música e não seria diferente na capital. Nos anos 80, os fãs conhecidos como metaleiros circulavam por alguns pontos da cidade, como Praça Sete, Prédio JK, loja Cogumelo e Praça da Savassi, geralmente vestidos de uma forma peculiar: cabelos longos, roupas pretas e pulseiras. A cada dia demonstravam que eram amantes do rock como qualquer outro fã. Mas não é qualquer tipo de rock. É o Heavy Metal, que tem como influência o bluesrock e o rock psicodélico.

O boom do heavy metal em BH começou com a gravadora Cogumelo, fundada nos anos 80, inicialmente como loja de discos de rock. Creusa Pereira de Faria, mais conhecida como Patti, esposa e sócia de João Eduardo de Faria Filho, proprietário da loja, explica que o nome Cogumelo veio de uma revista em quadrinhos da época chamada Heavy Metal. Nela, um dragão se transformava em cogumelo para fugir dos seus inimigos.

Em 1985, a loja de discos passou a abrigar o selo Cogumelo Records, ano da edição do primeiro disco das bandas Overdose e Sepultura. “O LP tinha um lado para cada banda. Os álbuns Sepultura–Bestial Devastation e Overdose–Século XX foram gravados no JG Studios e tiveram uma receptividade que surpreendeu a todos”, conta Patti. Após esse período, os grupos seguiram seu caminho e vieram outras bandas como Sarcófago, Chakal, Holocausto e Mutilator.

 

Sepultura: de BH para o mundo

Em 1983, surge no cenário belo-horizontino a banda Sepultura, que inicia seus trabalhos quando os irmãos Max e Igor Cavalera se juntaram com os amigos Paulo Jr. e Jairo Guedez. Considerada uma das bandas de maior repercussão no mundo, o Sepultura possui influências que vão desde o black metal  passando pelo thrash metal, até inspirações como hardcore, música tribal africana, entre outros diversos estilos musicais.

No ano seguinte à gravação do LP em parceria com a Banda Orvedose, em 1986, a Cogumelo fez a gravação do primeiro LP do Sepultura, o “Morbid Visions”.  Depois do terceiro LP com a Cogumelo, a banda recebeu o convite de fechar contrato com uma gravadora da Holanda e se tornou-se uma novidade mundial.

veja mais

O início do heavy metal mundial

Os conjuntos ou bandas que desenvolvem esse tipo de música possuem um som espesso e maciço, caracterizado por diferentes solos de guitarra e batidas enfáticas. O guitarrista e o vocalista são parceiros inseparáveis, criando uma tensão musical, à medida que os dois “brigam” para dominar a melodia. As bandas internacionais Led Zeppelin, Black Sabbath, Deep Purple, Metallica e Iron Maiden deram início aos movimentos musicais do heavy metal.

Eminence: sucesso internacional

Formada em 1995, inicialmente pelo guitarrista Alan Wallace e depois pelos demais integrantes Bruno Paraguai (vocalista), Bernardo Gosaric (baixista) e André Marcio (baterista), a banda Eminence nasceu em Belo Horizonte.

No começo, eles sofreram influências de todas as bandas que ouviam e depois foram criando o estilo próprio da banda, que consideram como religião. “O heavy metal é uma religião. As músicas são gravadas com o coração e quem gosta mesmo divulga, compra os CDs, vai aos shows e faz desse tipo de rock, sua vida”, declara Alan Wallace.

Em 95, a banda gravou a primeira demo-tape “Hunger” e em 97 tiveram uma participação no “Festival Skol Rock”. Desde então, saíram em turnê pela Europa, junto com bandas de renome internacional.

Em 99, de volta ao Brasil, a Eminence grava o álbum “Chaotic System” que teve sua licença cedida para o selo Diamond Records para ser distribuído em mais de 15 países da Europa. Em 2005, conseguiram agendar 65 shows e em 2008, o terceiro álbum é lançado e produzido pelo produtor Dinamarquês Tue Madsen e é licenciado no Brasil pela Voice Music.  

leia mais sobre

Galeria do Rock

A famosa galeria do rock de Belo Horizonte está localizada no segundo andar de um prédio, na Praça Sete. Nesse local, os frequentadores encontram lojas com as várias temáticas do rock: punk, gótico, metal e hard rock, al&eac... Clique aqui para ler mais sobre.

leia mais sobre

Galeria do Rock

A famosa galeria do rock de Belo Horizonte está localizada no segundo andar de um prédio, na Praça Sete. Nesse local, os frequentadores encontram lojas com as várias temáticas do rock: punk, gótico, metal e hard rock, além de roupas, acessórios, CDs e vinis.

A galeria tornou-se um ponto de encontro para a reunião de amigos, divulgação de shows e bandas e recebe visitas de personagens importantes para o mundo do rock. Marcelo Romero, da Point Rock, trouxe a primeira loja do gênero para a galeria. Começou trabalhando com Patti (Cogumelo) e depois começou a comercializar os LPs de heavy metal. Aos poucos, o comércio cresceu e as bandas eram trazidas pelos lojistas, aumentando ainda mais o número de freqüentadores da galeria. “Hoje, os lojistas que estão aqui são os meus antigos clientes que compravam discos em minha loja”, revela.

Antigamente, como os discos de vinil costumavam ser caros, os lojistas copiavam as músicas em fitas K7 e revendiam mais barato. Diversas bandas, dentre elas nacionais e internacionais, já prestigiaram o local. Integrantes do Skank, Sepultura, Legião Urbana e 14 Bis são alguns dos artistas que sempre visitavam a Galeria do Rock.