Vila Werneck: Um pedacinho de história e tradição no centro de BH

Vila Werneck (Foto: Tanit Savassi)
Vila Werneck (Foto: Tanit Savassi)
Em meio ao trânsito intenso de pessoas e veículos no centro da capital mineira, é possível ter a sensação de parar no tempo e voltar à década de 40. Em plena rua Guajajaras, um portão vermelho com uma placa indicando “Vila Werneck” anuncia o universo à parte. A pequena Vila, composta por 12 casas, preserva a arquitetura e os detalhes da época em que foi construída, 1943. O conjunto de residências criado pelas famílias Souza Lima e Werneck foi tombado como Patrimônio Histórico de Belo Horizonte, por isso, a fachada não pode sofrer nenhuma alteração.

A Vila tem apenas duas ruas calçadas com paralelepípedo, por onde é possível passar apenas um veículo. O ambiente calmo e familiar ganha cor com a presença de um lindo ipê roxo. As casas, preservam charmosas jardineiras e as janelas têm características bem coloniais.

Atualmente, a bucólica Vila Werneck possui, entre as moradias, um estabelecimento comercial. A casa número 9 abriga o restaurante Fonte de Minas, um local diferenciado que serve comida macrobiótica, com um cardápio repleto de pratos preparados à base de tofu, raízes, folhas, cereais e algas. Ao visitar o restaurante, além de se deliciar com a comidaua sdável, você tem a oportunidade de conhecer a Vila em pleno hipercentro de Belo Horizonte. 

Endereço: Rua Guajajaras, 619 - Centro