Macunaíma Gourmet: Pigmalião Escultura que Mexe

Daniel Moreira

Data: de 14.09.2017 - 20:00 até 30.09.2017 - 20:00

Local: Teatro Francisco Nunes

Para comemorar os seus 10 anos de existência, o coletivo de artistas “Pigmalião Escultura que Mexe” decidiu fazer uma releitura do clássico da literatura brasileira “Macunaíma”, de Mário de Andrade. A adaptação, batizada de “Macunaíma Gourmet”, transporta o romance modernista para os dias atuais. E nessa nova roupagem, a peça discute a tormenta que a sociedade brasileira e global enfrenta em suas estruturas socioeconômicas e culturais.

Para realizar a montagem, o Pigmalião passou por uma extensa pesquisa envolvendo workshops, oficinas e consultorias. E na busca de entender e representar da melhor forma a cultura indígena, a artista Andréia Duarte Figueiredo compartilhou com o grupo suas experiências etnológicas adquiridas ao longo de 5 anos de convívio com o povo Kamayurá, no Alto Xingu.

Além do estudo de personagem, o Pigmalião também foi bastante seleto na escolha da equipe de produção, convidando diversos artistas que auxiliaram na elaboração do projeto. Dentre eles o ator, roteirista e autor, Eid Ribeiro, responsável pela direção; Marina Viana, do grupo Primeira Campainha, na dramaturgia; e o músico e produtor Barulhista, que trabalhou a trilha sonora do espetáculo.

Telefone: 31 3277-6325