Férias divertidas no Memorial 2018

Divulgação

Data: de 14.01.2018 até 31.01.2018

Local: Memorial Minas Gerais Vale

Neste mês de janeiro, metade das atrações do museu são dedicadas à programação de férias. Dentro da proposta, o projeto “Eu, Criança, no Museu” traz duas atrações especiais, além das oficinas realizadas pela equipe de educadores do Memorial Vale. Confira:
 
Visita com KIT Trilha da Criança: para explorar o Memorial Vale de forma lúdica, peça o KIT da Criança antes de iniciar a visita ao espaço. Ao término, o KIT deve ser devolvido na recepção para que outras crianças também desfrutem da experiência.
14.01, às 11h – Histórias e Brincadeiras, com Rúbia Mesquita
Rúbia descobre, dentro de uma caixa, vários estranhos objetos. Com a ajuda do público, e um toque de ‘faz de conta’, tudo se transforma em divertidas brincadeiras.
21.01, 11h – Sinfonia Para um Homem Só, com Geovanne Sassá
Espetáculo retrata, de forma bem humorada, a identidade sonora do artista popular. Dá enfoque ao artista de rua, que usa várias habilidades para encantar seu público. O resultado é uma mistura de circo, dança e muita percussão.
 
OFICINAS | Inscrições prévias e gratuitas pelo 31 3343-7317
 
16 e 23.01, 13h às 16h – Teatro de Sombras
Faixa etária: 7 a 10 anos (duração: um dia)
Crianças serão convidadas a criar personagens e roteiro de uma história, que será apresentada no palco da Sala Casa da Ópera.
 
16 e 24.01, 13h às 15h – Desenho da figura humana
Faixa etária: A partir de 8 anos (duração: um dia)
Serão apresentadas medidas que irão servir de orientação a iniciação no desenho de figuras humanas, tanto de rosto quanto de corpo. Serão criados personagens com foco na representação de expressões e traços de personalidades.
 
17 e 24.01, 13h às 15h – Caça ao tesouro no Memorial
Faixa etária: 9 a 11 anos (duração: um dia)
Mapa, pistas, atalhos e organização coletiva serão necessários para experimentar essa aventura pelo museu. Ao passar pelas dependências do Memorial Vale, as surpresas, trilhas e cavernas das Minas Gerais irão levar as crianças ao esperado tesouro.
 
17 a 19.01, 13h30 às 16h – Modelando Ideias
Faixa etária: 10 a 14 anos
Durante três dias, a turma irá criar e modelar personagens em esculturas de argila. No encontro serão abordadas questões sobre a construção criativa do imaginário.
 
18 e 30.01, 13h às 16h – Iniciação às técnicas de encadernação
Faixa etária: A partir de 14 anos (duração: um dia)
Participantes serão convidados a criar blocos de anotações, em formato de chaveiros, com pedaços de papel que seriam descartados. Além de abordar questões relativas ao reaproveitamento de recursos, as técnicas poderão ser aplicadas na criação de cadernos e livros personalizados, de diferentes formatos e tamanhos.
 
19 e 26.01, 13h às 15h – Encontro Precioso: bonecas de Abayomi
Faixa etária: A partir de 12 anos (duração: um dia)
Abayomi, um termo em Iorubá que significa ‘Encontro Precioso’, é também o nome dado a bonecas feitas com pequenos retalhos e que serão criadas por quem participar desta oficina. O brinquedo é também símbolo de proteção e resistência, já que escravas as confeccionavam aos seus filhos como forma de reforçar sua identidade e etnia durante as viagens da África ao Brasil.
 
25 e 31.01, 14h às 16h – Vozes aqui, gestos acolá
Faixa etária: 0 a 6 anos (duração: um dia)
Durante tour pelo museu, as crianças serão estimuladas a repensar o espaço explorando as possibilidades dos sons e dos gestos, desde aqueles já presentes no Memorial até suas próprias vozes e movimentos.
 
25 e 26.01, 14h às 16h30 – Quebrando tudo: bateria para garotas!
Faixa etária: 8 a 12 anos
Meninas terão contato com a bateria e irão conhecer um pouco sobre a história e os sons deste instrumento. Serão aplicadas noções básicas de ritmos, de forma lúdica e simplificada, além de conversas sobre a presença das mulheres na música.  

http://www.memorialvale.com.br

Telefone: 31 3308-4000

Entrada Franca


Alguns eventos deste espaço:

18.10.2018

IV Seminário da Rede Memória das Instituições de Minas...

A programação inclui palestras, mesas-redondas e oficinas com reconhecidos profissionais, como Letícia Julião, Willi de Barros, Ana Cecília Rocha, Thiago Costa, Aline Rabello, Carlos Jotta, Felipe Hoffman...

20.10.2018

Vozes da Cidade

A exposição audiovisual “Vozes da Cidade”. A mostra ocupa o espaço Cyber do museu e busca identificar e registrar os sons produzidos por habitantes de Belo Horizonte que têm na voz, associada ou n...

20.10.2018

Concerto com Coral Jovem Sesc no Memorial Vale

Sob batuta da maestrina Flávia Campanha, o grupo canta canções eruditas e músicas populares, especialmente brasileiras.