Quarta Cultural | Coletivo Couro Encantado

Ronaldo Eustáquio Santos

Data: 18.04.2018 - 12:30

Local: Conservatório UFMG

O projeto Quarta Cultural recebe no dia 18 de abril, quarta-feira às 12h30, o Coletivo Couro Encantado que conta atualmente com dezesseis integrantes para apresentar “Beija-Flor, Olhos Negros", um trabalho marcantemente autoral que consolida o primeiro ciclo de pesquisas e criações do grupo.

O Coletivo Couro Encantado, fundado em 2016 pela percussionista e Mestra de Capoeira Angola Alcione Oliveira, é definido como a reunião de profissionais de várias áreas que têm em comum o interesse e a pesquisa da cultura popular.

Sua base instrumental é composta por alfaias (tambores), caixas de guerra, agbês (xequerês), ganzás, patangomes, gonguê e as vozes que entoam as canções. Essa base tem influência direta do Maracatu de baque-virado e do Congado e, por sua diversidade tímbrica, possibilitam a execução de vários outros ritmos.
O grupo já apresentou parte deste repertório em eventos como Arraial do Gentil; Festa de 20 anos da Meninas de Sinhá; XXII Encontro Internacional de Capoeira Angola; Ensaio Aberto no Museu MM Gerdau e Palco Livre no Conservatório da UFMG. A perspectiva do Coletivo é seguir compartilhando esse trabalho, homenageando e reverenciando os antepassados e mantendo a cultura cada vez mais presente em nossas vidas.

Formação:
Alcione Oliveira (Regente), Ana Nicácio, Arthur Éden, Bruna Medici, Gabriela Costa, Denise Fantini, Henrique Abraao, Karla Aleixo, Luciana Pinto, Nete Barros, Pedro Gontijo, Pedro Pessoa, Poliana Acerbi, Ricardo Lopes, Robson Souza.

Repertório:
1. Oração aos Batuqueiros - Alcione Oliveira;
2. Meninas de Sinhá – Alcione Oliveira;
3. Estrela Linda/ Estrada Linda – Mestre Walter França e Humberto de Maracanã
4. Maracatu Nação do Amor – Moacir Santos;
5. Beija-Flor (Olhos Negros) – Alcione Oliveira;
6. Da Lua / Minha Guia – Alcione Oliveira e Luciana Pinto/ Alcione Oliveira;
7. Derramou - Alessandra Leão;
8. Toca Côco - Alcione Oliveira;
9. Pancada do Ganzá - Alcione Oliveira;
10. Ciranda para BH – Alcione Oliveira;
11. Ciranda do Norte – Alcione Oliveira;
12. Rulô – Alcione Oliveira.

Informações Adicionais:

Entrada gratuita. Sujeita à capacidade do espaço.

Entrada Franca

Alguns eventos deste espaço:

20.09.2018

3º Workshop Internacional de Manutenção Industrial

Em sua terceira edição, o Workshop Internacional de Manutenção Industrial trará palestras de profissionais das áreas da mineração, mecânica, elétrica, metalúrgica...