Segunda Musical | Duo Instrumentalis

Rodrigo Queiroz

Data: 16.04.2018 - 20:00

Local: Teatro da Assembleia

Militza Franco e Souza e Maurício Veloso conheceram-se em seus anos de estudos na Escola de Música da UFMG, período no qual, em meio às suas atividades acadêmicas, deram início a esta colaboração artística. Mantêm, desde então, presença frequente nas melhores séries e salas de concerto da capital mineira e do interior, assim como em outras capitais e no exterior. Seu repertório inclui diversas obras representativas da literatura musical erudita para Flauta e Piano, de Johann Sebastian Bach a Henri Dutilleux, passando por Francis Poulenc, Osvaldo Lacerda, Cécile Chaminade, César Franck, Gabriel Fauré, Villa-Lobos, entre outros. Compositores que transitam entre o erudito e o popular, tais como Pattápio Silva, Astor Piazzolla e Antônio Carlos Jobim, também figuram no repertório do Duo Instrumentalis, como parte de um trabalho constante e abrangente de pesquisa e renovação artística. O Duo Instrumentalis já trabalhou em diferentes projetos com outros musicistas mineiros, como Cláudio Urgel (violoncelo), Max Teppich (violino), Vito Duarte (oboé); em 2016 apresentou, em sete diferentes ocasiões e locais, recital em homenagem aos 110 anos de nascimento do compositor brasileiro Radamés Gnattali, em parceria com o violonista Celso Faria, com quem continua a colaborar artisticamente. Seu primeiro CD – “Duo Instrumentalis”, lançado em 2012, com obras de Debussy, J. S. Bach, Saint-Säens, Fauré, Oiliam Lanna e Schubert, foi produzido com os benefícios da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e tem sido recebido com muito entusiasmo pelo público
 
O pianista Maurício Veloso é bacharel em Música/Piano pela Escola de Música da UFMG, Mestre em Piano pela Escola de Música da UFRJ, e Doutor em Música/Piano pela Indiana University School of Music (EUA). Tem se apresentado frequentemente como solista e camerista em diversas séries e salas de concerto do Brasil e exterior. Trabalhou sob orientação dos pianistas Lucas Bretas, Maria Lígia Becker, Michel Block e Leonard Hokanson, entre outros. Em 1993 Maurício Veloso passou a integrar o corpo docente da Escola de Música da UFMG, em Belo Horizonte.
 
Militza Franco e Souza é bacharel e mestre em Música/Flauta pela Escola de Música da UFMG. Foi premiada com o 1o. Lugar no 3o. Concurso de Música de Câmera da Escola de Música da UFMG, com o Quarteto de Flautas da UFMG, e foi vencedora no Concurso para Solistas da Orquestra Sinfônica da EMUFMG, além de ter integrado o Conjunto de Música Antiga da UFMG. Como musicista de orquestra, atuou por diversas vezes como Flautista Convidada junto à Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. Nos Estados Unidos esteve sob orientação da flautista Kate Lukas, da renomada Indiana University School of Music, Bloomington. De volta à Escola de Música da UFMG, atuou como professora de flauta doce e transversal no Curso de Extensão em Música e Coordenadora da Área de Sopros do Centro de Musicalização Infantil.
 
No programa serão interpretadas obras dos compositores Sergei Rachmaninoff, Radamés Gnattali, Jules Mouquet e César Franck. 
 
Militza Franco e Souza (flauta) e Maurício Veloso (piano).
 
Classificação: livre

http://www.almg.gov.br/

Telefone: 31 2108-7000

Entrada Franca


Alguns eventos deste espaço:

02.08.2018

Meu Ambiente

A peça propõe uma reflexão sobre a importância de se adotarem práticas sustentáveis e de se reduzir o impacto socioambiental.

06.08.2018

Segunda Musical

Recital da harpista Cecília Pacheco, com a participação especial da violinista Luiza Anastácio. No programa serão interpretadas obras dos compositores Sophia Dussek, Félix Godefroid, Marcel...