Seminário Minas e seus caminhos

Élcio Paraíso

Data: de 17.05.2018 até 18.05.2018

Local: BDMG Cultural - Instituto Cultural Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais

Conhecer o passado e entender o presente para projetar o futuro. Os mistérios de Minas são muitos, assim como a sua pluralidade e diversidade. Inspirado por essa visão, o BDMG Cultural realizará nos dias 17 e 18 de maio, o Seminário especial Minas e seus caminhos. O evento faz parte das comemorações dos 30 anos da instituição e conta com a curadoria do professor Caio Boschi. Em pauta, política, história, demografia, urbanização, arquitetura, artes visuais, literatura, música e economia.

Dia 17 de maio – 9h às 18h
As Minas são muitas – João Paulo Cunha – jornalista, é graduado em psicologia, pedagogia e filosofia, e ex- presidente do BDMG Cultural
Minas e a política: permanências e mudanças – Otávio Soares Dulci – graduado em ciências sociais, é mestre e doutor em ciência política. Atua como professor adjunto do Departamento de Relações Internacionais da PUC Minas.
Os caminhos da economia de Minas: passado, presente e futuro – Paulo Haddad – economista formado pela Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, ex-ministro de estado da Fazenda e do Planejamento.
O artesanato dos sons e a arte da escuta em Minas Gerais – Berenice Menegale – diretora executiva da Fundação de Educação Artística, pianista
A reinvenção das Minas pelas Gerais: a questão demográfica - Mário Marcos Sampaio Rodarte – professor adjunto do Departamento de Ciências Econômicas da faculdade de Ciências Econômicas da UFMG

Dia 18 de maio – 9h às 18h
A urbanização mineira: precocidade e modernidades diversas – Roberto Luís Monte-Mor – graduado em arquitetura e urbanismo pela UFMG e professor associado no Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional - Cedeplar
A arquitetura em Minas Gerais: cenário e agente da formação de uma cultura – Maurício Languardia Campomori – mestre em arquitetura e doutor em educação pela UFMG. Diretor da Escola de Arquitetura da UFMG e membro titular do Conselho Estadual do Patrimônio Cultural do Estado de Minas Gerais
Literatura histórica: cartas do primeiro governador de Minas Gerais para o rei de Portugal – Letícia Mallard – doutora, pesquisadora e ensaísta na área de Literatura Brasileira, professora emérita da UFMG Arte mineira: tradição e modernidade – Márcio Sampaio – crítico de arte, pintor, desenhista e poeta, membro da Academia Mineira de Letras Minas Gerais: o roteiro do seu caminho – Arno Wehling – membro da Academia Brasileira de Letras, presidente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, doutor em História.

Informações Adicionais:

O seminário acontecerá no auditório do BDMG, nos dias 17 e 18 de maio das 9h às 18h. Não será necessário realizar inscrição e o acesso será gratuito – entrada sujeita a lotação do espaço. Para os interessados, haverá certificado de participação.

Entrada Franca