Complexo Casa do Conde (FUNARTE E IPHAN)

Foto: divulgação

O Complexo da Casa do Conde de Santa Marinha, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional – IPHAN, abriga dois importantes órgãos de incentivo à cultura, a Funarte e o próprio IPHAN.

Localizado no conjunto arquitetônico e paisagístico da Praça Rui Barbosa, às margens da linha férrea que chega ao Centro da capital, o prédio foi construído em 1896 para servir de residência para o construtor e industrial Antônio Teixeira Rodrigues, o Conde de Santa Marinha, que chegou ao Brasil em 1894, para integrar a equipe construtora da nova capital de Minas etrabalhou na edificação da capital mineira. No início, o casarão e os galpões não só abrigavam a família do conde como também atividades relacionadas ao trânsito de mercadorias.

Após a morte do conde, o palacete recebeu usos diversos e o prédio foi modificado para se adaptar às necessidades de cada novo proprietário. Entre 1903 e 1909, funcionou o Colégio Santa Maria, educandário das filhas das famílias tradicionais. Em meados da década de 1910, o segundo pavimento passou a ser moradia do intendente da Rede Ferroviária. Em 1911, a edificação foi ocupada pela Seção do Café.

Após a extinção da Central do Brasil e a criação, em 1957, da Rede Ferroviária Federal, a Casa do Conde voltou a abrigar unidades da Superintendência Regional de Belo Horizonte, ocasião em que foi montado o Museu Ferroviário, que permaneceu no local até setembro de 1996, data da privatização da Rede Ferroviária Federal.

Em 1999, a Rede Ferroviária transferiu para o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico, por meio de convênio, a responsabilidade pela manutenção e preservação do espaço. Uma série de eventos culturais foi realizada no local. Atualmente, o complexo é ocupado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), responsável pela administração dos cinco galpões e da área destinada a eventos.

O Complexo da Casa do Conde de Santa Marinha compreende uma área aberta de aproximadamente 4.000m² e é formado por um palacete, seis galpões e oito salas, que ocupam cerca de 10.000m² de área construída. A Funarte-MG ocupa os galpões reformados do Complexo e o IPHAN tem como sede o casarão da Casa do Conde.

Endereço: Rua Januária, 68 - Floresta

Site: http://www.funarte.gov.br/regional/minas-gerais/

Horário de Funcionamento: 4ª a dom. das 14h às 22h

Informações Adicionais:

Entrada Franca

Acessibilidade visual

Serviços:

Adaptado para portadores de necessidades especiais