Prefeitura de Belo Horizonte (PBH)

Foto: Robson Vasconcelos/Acervo Belotur

O edifício sede apresenta  estilo art-déco. O projeto é oficialmente assinado pelo arquiteto Luiz Signorelli, mas revela em suas linhas o estilo de Rafaello Berti, caracterizado pela forte tendência á geometrização, salientado pela imponência de seu torreão lateral esquerdo, vazado por grandes vitrais de concreto armado. Os vãos, os fechamentos e a descrição dos enfeites têm resquícios da arquitetura italiana e alemã das décadas de 20 e 30. 


Endereço: Avenida Afonso Pena, 1212 - Centro
Complemento: Prédio principal

Telefone: 156
31 3429-8750

Site: http://www.pbh.gov.br

Informações Adicionais:

Projetado em cinco andares, tem amplas escadarias na entrada e o pórtico, as portas e os portões principais dão uma impressão de folga, de luz, de ventilação e de espaço. 
 
Devido à imposição do terreno, possui um porão, reservado para os serviços de almoxarifado e depósitos, além de uma área para estacionamento de automóveis de serviço da Prefeitura.
 
No primeiro pavimento foram localizados os serviços que têm contato direto com o público. O saguão central com farta iluminação, é ventilado e encimado por um moderno telhado de vidro e concreto armado, dando um aspecto de grandiosidade na singeleza de suas linhas. Destaca-se no segundo andar o Salão Nobre.
 
No total, o edifício tem 28 salões e 19 gabinetes. Do meio-fio ao ponto mais alto, no prédio do relógio, o edifício mede 35 metros e 90 centímetros. Inaugurado em 21 de outubro de 1937 e tombado pela Lei Orgânica do Município em 21 de março de 1990, o prédio tem como destaque da sua fachada as três figuras de Atlantis, do lado direito da porta principal, que sustentam colunas com o brasão da República.
 
Na fachada da Rua Goiás, as colunas são encimadas por figuras femininas. As colunas da entrada principal foram feitas em pedras e toda estrutura recebeu acabamento em pó de pedra.

Javascript is required to view this map.