Espaço do Conhecimento UFMG

Foto: Celton Oliveira

O prédio de 1897 foi projetado por José de Magalhães e decorado por Francisco Steckel, para abrigar a Secretaria do Interior. O edifício funcionou também como secretaria de Estado da Educação e Centro de Referência do Professor.
Com a implantação do Circuito Liberdade, passou a abrigar o Espaço do Conhecimento UFMG, que é um museu dinâmico, que faz uso de recursos tecnológicos e audiovisuais. 


Endereço: Praça da Liberdade, s/n° - Funcionários
Telefone: 31 3409-8350

Site: http://www.espacodoconhecimento.org.br/
E-mail: faleconosco@espacodoconhecimento.org.br
Horário de Funcionamento: 3ª a dom. das 10h às 17h, sáb. das 10h às 21h

Informações Adicionais:

Planetário
É cobrada taxa de entrada.
Sessões: terça a domingo: 13h, 14h*, 15h* e 16h | Sábado: 13h, 14h*, 15h*, 16h, 18h, 19h, 20h
*As sessões de 14h e 15h, de terça a sexta, são reservadas aos grupos agendados.
 
Terraço astronômico
O terraço astronômico fica no 5º andar do Espaço do Conhecimento UFMG. O terraço possui um telescópio e teto retrátil, que permite a observação do céu noturno. Todas as visitas são guiadas e orientadas pela equipe de astronomia do Espaço. O acesso é totalmente gratuito, basta apenas retirar senha na recepção do museu. São 120 senhas disponíveis por dia, distribuídas a partir das 17h30. Como a observação do céu só é possível em épocas de pouca nebulosidade, o terraço é aberto apenas no período seco do ano, de março a outubro. Caso as condições meteorológicas no dia impeçam as observações, o terraço poderá ter as atividades suspensas. 
 
Sábado com libras
O projeto teve início em abril de 2015 com o nome Quinta com Libras, a fim de ser uma oportunidade para pessoas que estudam ou são fluentes na Língua Brasileira de Sinais (Libras) usarem o Espaço do Conhecimento UFMG como local de encontros e de trocas. Nas primeiras sessões, aconteceram visitas mediadas à exposição de longa duração Demasiado Humano e na atividade Jogos do Conhecimento. Desde novembro de 2015, o museu realiza oficinas mensais em Libras, com os temas teatro, astronomia, desenho e música. 
 
Livraria
No 1º andar do prédio, está localizada uma filial da Livraria UFMG, que comercializa livros da Editora UFMG com desconto fixo de 20% e livros de outras editoras universitárias. Ela funciona das 10h às 17h, de segunda a sábado, e conta com dois profissionais para o atendimento ao público. No sábado, o horário de funcionamento é estendido até 21h. 

 
 
Circuito Liberdade:
http://circuitoculturalliberdade.com.br/plus/
 
Acessibilidade:
Elevador e sanitário.
Cadeira de rodas disponível para empréstimo.

Serviços:

Adaptado para portadores de necessidades especiais
Alimentação

Foto: Daniel Mansur

Foto: Click Estúdio/Acervo Belotur

Foto: Click Estudio/Acervo Belotur


Alguns eventos deste espaço:

27.10.2018

O Planeta e Seus Habitantes em Libras

Na atividade O Planeta e Seus Habitantes, a atriz e intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) Dinalva Andrade vai abordar as muitas curiosidades que envolvem o Universo e a Terra: buraco negro leva mesmo para outra...

27.10.2018

Desvendando as constelações greco-romanas

Se hoje olhamos para o céu e pensamos em planetas, estrelas e outros corpos celestes como frutos de milhares de anos de reações químicas e físicas, os povos da Antiguidade precisavam ativar a imagina...

27.10.2018

Clube de Leitura: do Sci-Fi à Fantasia

A cultura iorubá ganha traços futuristas em uma trama na qual um povo com visual arrojado usa das mais avançadas tecnologias. Nesse cenário, surge João Arolê, jovem caçador de aluguel de esp...

Javascript is required to view this map.