Memorial Minas Gerais Vale

Foto: Acervo Memorial Minas Gerais Vale

Destacar o patrimônio cultural e histórico mineiro como importante fonte de experiências e emoções - esta é a proposta do Memorial Minas Gerais - Vale. Localizado na esquina da Alameda da Educação com a rua Gonçalves Dias, ao lado do Museu das Minas e do Metal, o espaço reúne manifestações contemporâneas, populares e folclóricas, que instigam o visitante a conhecer um pouco mais sobre a história e as características do Estado.
O Memorial integra o Circuito Liberdade.


Endereço: Praça da Liberdade, s/nº - Funcionários
Complemento: Esquina com Rua Gonçalves Dias

Telefone: 31 3343-7317

Site: http://www.memorialvale.com.br
E-mail: memorial@memorialvale.com
Horário de Funcionamento: 3ª, 4ª, 6ª e sáb. das 10h às 17h30, com permanência até às 18h, 5ª das 10h às 21h30, com permanência até às 22h, dom. das 10h às 15h30, com permanência até às 16h

Informações Adicionais:

Instalado no antigo prédio da Secretaria de Estado da Fazenda, o edifício foi projetado pelo arquiteto da Comissão Construtora da Nova Capital, José de Magalhães. A construção no estilo eclético, adotado para todos os prédios projetados pela Comissão Construtora, foi inaugurada juntamente com a nova capital, em mil oitocentos e noventa e sete. Contando com a museografia de Gringo Cardia, no Memorial os elementos que constituem a identidade mineira são apresentados de maneira interativa nos 31 espaços de exposição e convivência, sendo inclusive contados a partir da história do próprio prédio - local onde foi lançada a pedra fundamental de Belo Horizonte. Além disso, nele encontram-se obras de artistas-símbolos de Minas Gerais, como os sertões de Guimarães Rosa, os temas que inspiraram Drummond, a "não arte" de Lygia Clark e o trabalho de Sebastião Salgado. Grande destaque também é dado ao ciclo do ouro em Minas Gerais. Uma das atrações imperdíveis do Memorial Minas Gerais – Vale, é a sala “História de Belo Horizonte”, que narra a construção da cidade e algumas de suas lendas urbanas. A sala “Panteão da Política Mineira” também é outro destaque, retratando a Inconfidência Mineira através dos seus personagens principais, revividos em quadros interativos.

 

A entrada é gratuita. Para visitas guiadas de grupos e escolas é necessário o agendamento através do telefone  (31) 3343-7317.

 

 

Circuito Liberdade: 

http://circuitoculturalliberdade.com.br/plus/

 

Acessibilidade:

Elevador e sanitário.

Acesso pela lateral do prédio.

 
A visita virtual está disponível em português, inglês, espanhol, francês e libras. Todas as narrações, tem versões em texto escrito, para ampliar a acessibilidade do conteúdo. Para visitar o museu de forma virtual basta acessar o endereço www.memorialvale.com.br/visite/visita-virtual/

 

Serviços:

Adaptado para portadores de necessidades especiais

Foto: Walmir Monteiro

Foto: Adriana Füchter

Foto: Lucas Paiva

Javascript is required to view this map.