Memorial Minas Gerais Vale

Foto: Acervo Memorial Minas Gerais Vale

Destacar o patrimônio cultural e histórico mineiro como importante fonte de experiências e emoções - esta é a proposta do Memorial Minas Gerais - Vale. Localizado na esquina da Alameda da Educação com a rua Gonçalves Dias, ao lado do Museu das Minas e do Metal, o espaço reúne manifestações contemporâneas, populares e folclóricas, que instigam o visitante a conhecer um pouco mais sobre a história e as características do Estado.
O Memorial integra o Circuito Liberdade.


Endereço: Praça da Liberdade, s/nº - Funcionários
Complemento: Esquina com Rua Gonçalves Dias

Telefone: 31 3343-7317

Site: http://www.memorialvale.com.br
E-mail: memorial@memorialvale.com
Horário de Funcionamento: 3ª, 4ª, 6ª e sáb. das 10h às 17h30, com permanência até às 18h, 5ª das 10h às 21h30, com permanência até às 22h, dom. das 10h às 15h30, com permanência até às 16h, Feriados: Consultar horários especiais

Informações Adicionais:

Instalado no antigo prédio da Secretaria de Estado da Fazenda, o edifício foi projetado pelo arquiteto da Comissão Construtora da Nova Capital, José de Magalhães. A construção no estilo eclético, adotado para todos os prédios projetados pela Comissão Construtora, foi inaugurada juntamente com a nova capital, em mil oitocentos e noventa e sete. Contando com a museografia de Gringo Cardia, no Memorial os elementos que constituem a identidade mineira são apresentados de maneira interativa nos 31 espaços de exposição e convivência, sendo inclusive contados a partir da história do próprio prédio - local onde foi lançada a pedra fundamental de Belo Horizonte. Além disso, nele encontram-se obras de artistas-símbolos de Minas Gerais, como os sertões de Guimarães Rosa, os temas que inspiraram Drummond, a "não arte" de Lygia Clark e o trabalho de Sebastião Salgado. Grande destaque também é dado ao ciclo do ouro em Minas Gerais. Uma das atrações imperdíveis do Memorial Minas Gerais – Vale, é a sala “História de Belo Horizonte”, que narra a construção da cidade e algumas de suas lendas urbanas. A sala “Panteão da Política Mineira” também é outro destaque, retratando a Inconfidência Mineira através dos seus personagens principais, revividos em quadros interativos.

 

A entrada é gratuita. Para visitas guiadas de grupos e escolas é necessário o agendamento através do telefone  (31) 3343-7317.

 

Circuito Liberdade: 

http://circuitoculturalliberdade.com.br/plus/

 

Acessibilidade:

Elevador e sanitário.

Acesso pela lateral do prédio.

 
A visita virtual está disponível em português, inglês, espanhol, francês e libras. Todas as narrações, tem versões em texto escrito, para ampliar a acessibilidade do conteúdo. Para visitar o museu de forma virtual basta acessar o endereço www.memorialvale.com.br/visite/visita-virtual/
 
Facebook:
https://www.facebook.com/MemorialVale/

 

Serviços:

Adaptado para portadores de necessidades especiais

Foto: Walmir Monteiro

Foto: Adriana Füchter

Foto: Lucas Paiva

Javascript is required to view this map.