Muquifu - Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos

 
"O Muquifu – Museus dos Quilombos e Favelas Urbanos tem como vocação garantir o reconhecimento e a salvaguarda das favelas, os verdadeiros quilombos urbanos do Brasil: lugares não apenas de sofrimento e de privações, mas, também, de memória coletiva digna de ser cuidada.
 
A instituição reúne como acervo fotografias, objetos, imagens de festas, danças, celebrações, tradições e histórias que representam a tradição e a vida cultural dos moradores das diversas favelas e quilombos urbanos do Estado de Minas Gerais.
 
Com direção e curadoria do Padre Mauro Luiz da Silva, o Muquifu, além de ser um local de resistência, identifica-se com um museu de território. Em diversos locais do Morro do Papagaio há atividades e peças de acervo: 
 
As visitas são realizadas na Sede Vila Estrela, situada à Rua Santo Antônio do Monte, 708, Vila Estrela, Bairro Santo Antônio. 
 
A Sede Beco Santa Inês, no Beco Santa Inês, 30, Barragem Santa Lúcia, é o local onde são realizados alguns eventos e está localizada a Biblioteca.
 
Há, ainda, a Loja do Muquifu, localizada na Rua Principal, 321, Barragem Santa Lúcia."


Endereço: Rua Santo Antônio do Monte, 708 - Santo Antônio
Telefone: 31 3296-6583
31 98798-7516
E-mail: comunicacaomuquifu@gmail.com

Informações Adicionais:

Agende a visita guiada individual, para grupos, ou escolas, pelos telefones (31) 3296-6690 ou (31) 3296-6583, ou pelo e-mail padremauro@hotmail.com.
As visitas acontecem sempre às quartas-feiras, de 14 às 17 horas e aos sábados, de 10 às 16 horas, na sede do Museu.
 
facebook:
www.facebook.com/pg/muquifu/about/?ref=page_internal

Javascript is required to view this map.