Museu da Memória do Judiciário Mineiro - Museu Mejud (Palácio da Justiça)

Foto: Mejud/TJMG

Localizado no centenário Palácio da Justiça “Rodrigues Campos”, o Museu da Memória do Judiciário Mineiro representa um convite a conhecer parte da história da justiça mineira através de documentos, objetos e imagens, verdadeiros registros das transformações do fazer jurídico ao longo dos anos.

Nas visitas ao Museu, podem-se contemplar urnas, escarradeiras de porcelana do século XVIII, medalhas, comendas, canetas e tinteiros, mobiliário, esculturas francesas, urnas que serviam para recolher votos, além de exemplares raros: o livro Brazil Pitoresco, de 1858, a Carta de Alforria da escrava Chica da Silva, o processo do Caso dos Irmãos Naves, considerado um dos maiores erros da Justiça brasileira, e inventários diversos, dentre eles o da controversa Dona Beja.

O prédio situado em frente ao Parque Municipal possui escadarias e grades de ferro fundido importadas da Europa, pisos de mármore de Carraca, lustres de cristal da Bohemia, móveis de jacarandá e couro e magníficas telas e esculturas que compõem a decoração. O elevador antigo de ferro fundido, com porta de grade sanfonada, ainda funciona. E muito bem!

O Museu Mejud mantém exposições permanentes e itinerantes, buscando estreitar os laços com a sociedade e levar ao maior número de pessoas a historicidade de seu acervo.

Endereço: Avenida Afonso Pena, 1420 - Centro
Complemento: Palácio da Justiça Rodrigues Campos

E-mail: mejud@tjmg.jus.br
Horário de Funcionamento: 2ª a 6ª das 13h às 17h

Informações Adicionais:

Projetado pelo engenheiro José Dantas, o Palácio da Justiça destaca-se na Avenida Afonso Pena, ao lado do Automóvel Clube. Na fachada principal e na lateral direita, chamam a atenção as frisas superiores trabalhadas em baixo-relevo, representando alegorias à justiça romana, na concepção do escultor suíço-italiano João Morandi, responsável por várias obras de arte da época da construção de Belo Horizonte. O prédio é tombado pelo Município e pelo Estado.

Entrada franca.

Serviços:

Adaptado para portadores de necessidades especiais