Museu de Artes e Ofícios

Foto: Click Estudio - Acervo Belotur

O Museu de Artes e Ofícios – MAO é um espaço cultural que abriga e difunde um acervo representativo do universo do Trabalho, das Artes e dos Ofícios no Brasil. Um lugar de encontro do trabalhador consigo mesmo, com sua história e com seu tempo. O MAO conta a história de dezenas de atividades profissionais que deram origem à indústria de transformação em Minas Gerais. São 2,5 mil peças originais dos séculos XVIII ao XX, entre instrumentos, utensílios, ferramentas, máquinas e equipamentos. Elas representam antigos ofícios em setores tradicionais como a mineração, lapidação e ourivesaria, alimentício, tecelagem, energia e curtumes. Os objetos e a própria história narrada pelo Museu remontam às origens dos processos fabris, em sua confluência com as artes manuais, artesanato, manufatura. O acervo do Museu é tombado pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.


Endereço: Praça Rui Barbosa, 600 - Centro
Complemento: Praça da Estação

Telefone: 31 3248-8600

Site: http://www.maosesifiemg.com.br
E-mail: sesimao@fiemg.com.br
Horário de Funcionamento: 3ª das 09h às 21h, 4ª a dom. e feriados das 9h às 17h

Informações Adicionais:

Planeje sua visita:
No caso de grupos, é possível fazer o agendamento para visitas mediadas através do telefone: (31) 3248-8621 ou pelo site www.maosesifiemg.com.br
 
Acessibilidade:
O projeto original traz todos os recursos que permitem a acessibilidade, dispondo de acesso para cadeirantes e idosos – rampas, elevadores e plataformas elevatórias – e instalações adaptadas -banheiros e bebedouros. Além disso, disponibiliza maquete do Museu e peças do acervo para toque, possuindo ainda mediação especializada para pessoas cegas e surdas. 
Peças táteis.
Mediação para pessoas cegas e surdas (contactar previamente).
 
Horários de funcionamento e taxas de entrada podem sofrer alterações. 
 
 
 

 

Acessibilidade visual

Serviços:

Adaptado para portadores de necessidades especiais

Foto: Click Estudio - Acervo Belotur

Foto: Click Estudio - Acervo Belotur

Javascript is required to view this map.