Órgão da Sé de Mariana

Foto: Divulgação

A catedral da Sé de Mariana guarda um precioso tesouro musical – um órgão construído na primeira década do século XVIII em Hamburgo, Alemanha, por Arp Schnitger (1648-1719), um dos maiores construtores de órgãos de todos os tempos. Enviado inicialmente a uma Igreja Franciscana em Portugal, o órgão chegou ao Brasil em 1753, como presente da coroa portuguesa ao primeiro Bispo de Mariana.
 
É um instrumento de grande importância, tanto pela sua antiguidade e comprovada autoria, quanto por ter sido objeto de um amplo trabalho de restauração. Entre os órgãos da manufatura Schnitger que sobreviveram até hoje, esse é um dos exemplares mais bem conservados e o único que se encontra fora da Europa. O instrumento está sendo estudado, a fim de fazer parte do tombamento internacional de órgãos da manufatura Arp Schnitger pela UNESCO.
 
Construído na Alemanha na primeira década do século XVIII, esse órgão passou um período em Portugal e, tendo sido colocado à venda em 1747, foi adquirido das mãos do organeiro João da Cunha pelo Rei D. João V, que pretendeu enviá-lo à Mariana, mas que faleceu antes disso acontecer. Assim, seu filho D. José I fez do órgão um presente à recém criada Diocese de Mariana que, já em 1748, mantinha, em sua Sé, um organista: Pe. Manuel da Costa Dantas, e um mestre de capela, o Pe. Gregório dos Reis Melo.
 
O transporte do órgão ocorreu por navio e lombo de animais, havendo relatos bem exatos das condições de chegada: “…um órgão grande com sua caixa e talhas pertencentes a ele que chegou em 18 caixões numerados com as advertências precisas para se armar e também em 10 embrulhos grandes e pequenos numerados…”.
 
Desde sua instalação, em 1753, o órgão Arp Schnitger foi o centro de uma intensa atividade musical na Sé de Mariana, cuja memória escrita é o acervo de partituras do Museu da Música, que abriga obras de compositores do período colonial. São compositores de várias cidades do Estado e do país. O Órgão da Sé faz parte do acervo da Arquidiocese de Mariana tombado pelo Patrimônio Histórico


Endereço: Praça Cláudio Manoel, s/n - Mariana
Complemento: Centro

Telefone: 31 3558-2785
31 3557-1216

Site: http://www.orgaodase.com.br/br/
E-mail: info@orgaodase.com.br
Horário de Funcionamento: 6ª às 11h30 e dom. às 12h15 (Duração: 45 minutos)

Javascript is required to view this map.