Zoológico e Jardim Botânico - Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica

Foto: Suziane Fonseca

Em função dos trabalhos de combate à febre amarela - realizados conjuntamente entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica - é necessária a apresentação do cartão de vacinação comprovando vacina contra febre amarela tomada há mais de 10 dias para acesso ao Jardim Zoológico, Jardim Botânico e Aquário do Rio São Francisco.

Fundado em 1959, o Jardim Zoológico da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica se transformou em um importante espaço de lazer e principalmente de educação ambiental para visitantes de Belo Horizonte e de outras cidades do país. O Zoológico de BH possui aproximadamente 3 mil animais de mais de 250 espécies entre répteis, aves, anfíbios e mamíferos. O Borboletário e o Aquário do Rio São Francisco são equipamentos que também podem ser visitados durante o passeio ao Zoológico.
O  Jardim Botânico da FPMZB, um dos mais conceituados do Brasil, é reconhecido internacionalmente por suas pesquisas e coleções,  se dedica ao cultivo e exposição de uma ampla diversidade de plantas. Seu papel é a manutenção de espécies devidamente identificadas e documentadas com a finalidade de investigação científica, conservação e educação. Foi criado em 1991 e expõe mais de 1000 espécies de plantas em sete jardins temáticos, cinco estufas e um lago, ocupando uma área de cerca de 100 mil m². Tem como prioridades o estudo e a realização de ações voltadas para a conservação da flora regional, com destaque para espécies raras, endêmicas e ameaçadas de extinção.

Observações:
1. É cobrada taxa de entrada.
2. É permitida entrada de bicicletas. Os visitantes pagam como pedestre.
3. Não é permitida a entrada de animais domésticos.

Endereço: Avenida Otacílio Negrão de Lima, 8000 - Pampulha

Site: http:////goo.gl/CHEKgT

Horário de Funcionamento: 3ª a dom. (inclusive feriados) das 8h às 17h (entrada permitida até uma hora antes do fechamento)

Informações Adicionais:

- Agendamento de visitas para grupos de até 100 pessoas de instituições ao Jardim Zoológico:
As visitas acontecem de terça a sábado. A visita é livre, conduzida pelo próprio professor ou responsável. Não é uma visita monitorada, portanto não há acompanhamento de guia ou monitor. Tem direito a isenção da taxa de entrada as instituições públicas de ensino, unidades de saúde, unidades de assistência social e entidades não governamentais que possuem o CEBAS. As instituições particulares devem adquirir os ingressos na Portaria II - Bairro Serrano e não precisam agendar.
A atividade é agendada pelo Portal de Informações e Serviços da PBH:

- Linhas de ônibus:
Portaria 1 - Avenida Otacílio Negrão de Lima 8000.  Linhas 3302a, b e d. Todos os dias.  Nos domingos e feriados; Linhas 30, 64,535,607,639 e 8550.

Portaria 2 - Avenida Antônio Francisco Lisboa 2600. Linhas 4403a, 2810 e 2820.

Acessiblidade:
Rampa, corrimão e sanitário.

Serviços:

Estacionamento
WI-FI

Foto: Suziane Fonseca

Alguns eventos deste espaço:

21.10.2018

Dia dos Répteis

Bate-papo no qual serão abordados os seguintes temas: caracterização dos animais desse grupo; principais ameaças a esses animais; o papel dos zoos para a conservação; procedência dos animais...