Museu Giramundo

Foto: Pedro Motta

O Museu Giramundo é guardião do maior acervo de teatro de bonecos das Américas. Ele se distingue de outros similares por estar “vivo”, com grande parte dos espetáculos originais ainda em atividade. Também se destaca a grande coleção de desenhos e projetos técnicos de Álvaro Apocalypse, um dos maiores criadores do teatro de bonecos mundial. A coleção de fotografias históricas do Giramundo documenta a trajetória e os bonecos do grupo.
Tão importante quanto o patrimônio material do grupo é o seu patrimônio “imaterial”, seu know-how, representado por seu processo de planejamento e construção de bonecos depurado ao longo de 40 anos de história. Esse conjunto de conhecimentos, guardados e desenvolvidos pelos integrantes do grupo, possui grande valor material e imaterial, por seu potencial educativo e social.
 
O Museu e a Escola Giramundo representam uma fusão entre educação e cultura. A visita guiada, para escolas e para grupos, é uma das atividades mais importantes realizadas pelo Museu Giramundo. A interação com o público na demonstração das possibilidades de movimento dos bonecos, a explicação detalhada de mecanismos e a informação direta sobre os espetáculos, fazem do contato dos visitantes com os monitores uma experiência viva e próxima da performance de palco.
As visitas devem ser agendadas por telefone ou e-mail.
 
 
Teatro
O Teatro Giramundo compreende o conjunto da obra cênica do grupo, composto por 34 montagens realizadas a partir de 1970, dentre as quais, 19 ainda se encontram ativas, formando o repertório da companhia.
Este repertório forma uma das mais relevantes coleções de espetáculos de um mesmo grupo de que se tem notícia, registrando em sua trajetória, o desenvolvimento da obra do Giramundo, suas mudanças técnicas, suas influências plásticas e estéticas e um crescente grau de complexidade cênica, fruto do acúmulo de conhecimento e experiência ao longo de sua história de cinco dêcadas.
Nesta longa panorâmica, pode-se perceber os principais eixos da obra do Giramundo: (1) o interesse pela cultura brasileira como tema, (2) a apropriação da teoria da arte como fundamento plástico e conceitual dos espetáculos, (3) a permanente presença da música como elemento essencial das montagens, (4) a incorporação da animação e do vídeo ao lado do teatro de bonecos e (5) a pesquisa por novas formas de construção e manipulação de bonecos.
O teatro Giramundo é organizado em torno de um grupo permanente de marionetistas, construtores e diretores que, muitas vezes, dedicam vidas inteiras ao ofício do teatro de bonecos, numa sucessão de artistas responsável pela formação de inúmeros grupos e profissionais e pela expansão deste gênero de teatro no país.


Endereço: Rua Varginha, 245 - Floresta
Telefone: 31 3446-0686

Site: http://www.giramundo.org
E-mail: giramundo@giramundo.org
Horário de Funcionamento: 2ª a 6ª das 10h às 16h, sáb. das 15h às 18h

Informações Adicionais:

http://www.facebook.com/events/452134281662610/
Horarios para visita
As visitas e apresentações acontecem todos os sábados das 15h20 às 17h. Sempre com duas visita guiada que vai das 15h30 às 16h, 17h ás 17h30 em seguida um espetáculo do Giramundo.
 
Acessibilidade:
Sanitário.

Foto: Pedro Motta

Foto: Pedro Motta

Javascript is required to view this map.