Casa Fiat de Cultura

Foto: Studio Cerri

A Casa Fiat de Cultura, após oito anos de atuação responsável por realizar 15 grandes exposições, com mais de 600 mil visitantes, se instalou em nova sede no Palácio dos Despachos, edifício que integra o conjunto arquitetônico e histórico do Palácio da Liberdade. Com a transferência da sede do Governo para a Cidade Administrativa, o Palácio dos Despachos e a Capela de Santana ficaram sob responsabilidade da Casa Fiat de Cultura, que realizou completa revitalização e restauro dos prédios, com destaque para o restauro do quadro Civilização Mineira, de Candido Portinari, que fica no saguão de entrada do prédio do Palácio dos Despachos.
 
O prédio do Palácio dos Despachos foi projetado pelo arquiteto Luciano Amedée Péret e foi inaugurado em 24 de outubro de 1967 para abrigar as atividades administrativas do Governo de Minas Gerais, durante a gestão do Governador Israel Pinheiro. Devido à escassez de espaço, no Palácio da Liberdade, para acomodação de elevado número de funcionários, fez-se necessária a construção de novo edifício. A solução encontrada pelo Governo foi ocupar parte do pomar do Palácio para erguer a nova sede administrativa. No novo projeto, a Casa Fiat de Cultura preservou as árvores remanescentes, mangueiras centenárias que testemunham a história.


Endereço: Praça da Liberdade, 10 - Funcionários
Telefone: 31 3289-8900
31 3289-8920

Site: http://www.casafiatdecultura.com.br/
E-mail: casafiat@casafiat.com.br
Horário de Funcionamento: 3ª a 6ª das 10h às 21h, sáb., dom. e feriados das 14h às 18h.

Informações Adicionais:

 
A Capela de Santana, que também faz parte das dependências da Casa Fiat de Cultura está localizada no pátio posterior ao prédio do antigo Palácio dos Despachos. Foi construída no final dos anos 1950 por iniciativa da então primeira-dama do Estado, Francisca Tamm Bias Fortes, esposa do Governador José Francisco Bias Fortes, conhecida como Dona Queridinha. Incluída no patrimônio a ser zelado pela Casa Fiat de Cultura, a Capela de Santana terá, além de reativação como local de culto, a destinação de sediar concertos de música sacra.
 
 
 
Circuito Liberdade: 
http://circuitoculturalliberdade.com.br/plus/
 
 
Acessibilidade:
Elevador e sanitário.
Fácil acesso (nível da rua).

Serviços:

Adaptado para portadores de necessidades especiais

Javascript is required to view this map.