Parque Bandeirante Silva Ortiz

Foto: Acervo FMC

Localizado no bairro Estoril, entre as ruas Paulo Piedade Campos e José Cláudio Rezende, ao lado do antigo campus do Centro Universitário UNA Buritis, o Parque Bandeirante Silva Ortiz é um espaço de lazer e descanso na região Oeste de Belo Horizonte. Com brinquedos para as crianças, equipamentos de ginástica para os adeptos de esportes e áreas com bancos que propiciam convivência e sociabilidade, o parque é uma boa opção para quem quer fugir do estresse do dia a dia e relaxar.
Seu nome, decretado no dia 15 de setembro de 2003, a partir da Lei Municipal 8.639, é uma homenagem a João Leite da Silva Ortiz, importante desbravador do solo brasileiro, nascido em São Paulo, um dos primeiros a entrar pelas matas e abrir caminho por Minas Gerais.
Implantado em 2002 por meio de compensação ambiental, o parque, também conhecido como Parque Ecológico do Buritis, possui uma área de aproximadamente 9.800 metros quadrados. Sua vegetação, típica de Cerrado e Mata Atlântica, ocupa cerca de 70% da área total do espaço e apresenta espécies nativas como sucupira, jacarandá-branco, jacaré, jerivá, macaúba, imbiruçu, açoita-cavalo, quaresmeira, ipê amarelo e aroeira. Já as aves que fazem parte da fauna do parque são beija-flor, pica-pau, sabiá, bem-te-vi, carretão, maritaca e alma de gato.

João Leite da Silva Ortiz

Guarda-mor das minas de Goiás, João Leite acompanhou o sogro nas expedições em terras mineiras e se instalou em uma fazenda nas proximidades das minas à qual deu o nome de Cercado. No entorno se formou um pequeno arraial chamado Curral Del Rei. O local ficou assim conhecido pelo fato de que os bois destinados ao pagamento dos impostos ao Rei de Portugal ficavam presos em um curral na Fazenda. Anos mais tarde esse lugarejo viria a se tornar Belo Horizonte.


Endereço: Rua Paulo Piedade Campos, s/nº - Estoril
Complemento: Em frente ao número 31

Telefone: 31 3277-9974

Site: http://www.pbh.gov.br/parquesezoobotanica

Horário de Funcionamento: 3ª a dom das 7h às 18h

Javascript is required to view this map.