UFMG - Faculdade de Letras (FALE)

Na UFMG, o curso de Letras foi criado em 1940, como área da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da, então, Universidade de Minas Gerais. Desmembrou-se dessa unidade em 26 de novembro de 1968, data em que se comemora a fundação da Faculdade de Letras da UFMG (Fale).
Por ano, entram no curso 420 estudantes, sendo 210 a cada semestre: 80 para o horário diurno e 130 para o noturno. O tempo previsto para formatura varia de acordo com a opção dos alunos: quatro anos e meio para licenciatura simples, que forma professores de português ou de língua estrangeira, cinco anos para licenciatura dupla, para docentes de língua portuguesa e de uma língua estrangeira moderna ou clássica, e quatro anos para quem escolhe o bacharelado. Na licenciatura, as habilitações são: Alemão, Espanhol, Francês, Grego, Inglês, Italiano, Latim e Português. No Bacharelado as opções são: Alemão, Espanhol, Francês, Grego, Inglês, Italiano, Latim, Linguística e Português.
Contamos com dois Programas de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos ( mestrado, doutorado e especialização em Inglês) e Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (mestrado e doutorado) As aulas de Pós-Graduação são oferecidas no turno da tarde.
Através de seu Centro de Extensão (CENEX), a Faculdade de Letras oferece para a comunidade, intra- e extra-muros, cursos de extensão de línguas estrangeiras modernas – alemão, italiano, inglês, francês, espanhol e japonês – além dos cursos de línguas clássicas – grego e Latim – e português para estrangeiros.

Endereço: Avenida Antônio Carlos, 6627 - Pampulha

Site: http://www.letras.ufmg.br