FID - Fórum Internacional de Dança

O FID nasceu em 1996, sob a denominação de Festival Internacional de Dança. Desde sua primeira edição, tem como compromisso trabalhar pela difusão, reflexão e formação de novos públicos e criadores no campo da dança contemporânea.

Em 2001, como consequência do amadurecimento do projeto, alterou a sua denominação de festival para fórum e suas atividades passaram a ser realizadas de forma extensiva ao longo do ano. O FID transformou-se numa iniciativa de continuidade capaz de mobilizar e alavancar uma série de profissionais, públicos e esforços. Sua principal motivação é a disseminação e os debates relacionados ao universo da dança e do corpo, e suas mais variadas conexões, com caráter multidisciplinar, o que é relevância no projeto.

Desde seu início, de maneira articulada e permanente, o FID promoveu circulação, distribuição, fomento, exposições, espetáculos, lançamento de livros, publicação e edição de livros, debates, workshops, programa de bolsas, mostras, laboratórios, palestras, inclusão social, reflexão sociocultural, com a presença dos mais renomados diretores e bailarinos, além de criar um espaço privilegiado de pensamento e de intercâmbio de ideias e repertórios.

Atualmente, é um dos mais importantes programas de fomento à dança no Brasil. Trata-se de um projeto ímpar e singular por sua ação e seu perfil dinâmico, transversal e adaptativo (respondendo eficientemente às demandas da comunidade artística). Por esses motivos, o FID se firmou como essencial e indispensável para o desenvolvimento e manutenção da qualidade da dança e da cultura em Minas e no Brasil. É importante ressaltar um de seus desdobramentos mais ousado e significativo, o Território Minas, catalisador da produção emergente no estado, que divulga e dá suporte a grupos e artistas mineiros.

A programação é publicada no site: www.fid.com.br