Grupo Aruanda: manifestação folclórica no centro de BH

tags
Desde 1960, o Grupo Aruanda divulga o folclore brasileiro.

Em meio a um turbilhão de carros e avenidas, o Grupo Aruanda – com dançarinos, cantores e instrumentistas – proporciona aos mineiros grandes espetáculos com temas relacionados ao folclore brasileiro.

Reconhecido internacionalmente como Voluntários da Cultura, o Grupo Aruanda faz um trabalho árduo de pesquisa, preservação e divulgação do folclore nacional, desde 1960. São mais de 100 danças pesquisadas em todas as regiões do país e mais de 3mil espetáculos realizados no Brasil e no exterior, o que qualifica o grupo como referência nacional em manifestações populares. Por conta desse trabalho, o Grupo Aruanda acumula trajes e adereços, e conta com um dos maiores guarda-roupas do Brasil.

Segundo o diretor do grupo, Sérgio Cossi, esse trabalho é importante porque relembra manifestações culturais que eram mais frequentes no passado. “Nós do Aruanda conhecemos vários países e suas culturas. Quando um país reconhece a real importância de sua origem, a nossa referência maior que é a cultura popular, não existem acontecimentos passageiros que diminuam o interesse pelo folclore”.

Preservação da Cultura de Minas

Preservar a cultura nacional é um dos vários trabalhos do Aruanda. Em suas inúmeras apresentações pelo país e pelo mundo, eles fazem questão de divulgar as belezas da capital mineira. “Em apresentações fora do nosso Estado e do nosso país, sempre levamos banners com algumas danças do Aruanda, tendo ao fundo lugares turísticos de Belo Horizonte. Durante o espetáculo, pequenos textos são citados e direcionados a alguns desses banners, evidenciando nossa cidade”, lembra Sérgio.

Sempre com a preocupação de contribuir para o desenvolvimento e valorização da cultura e turismo de Belo Horizonte, o Grupo Aruanda é exemplo nacional de preservação das raízes folclóricas e culturais do Brasil.

 

Onde fica:

Rua Espírito Santo, 757 / 2º andar - Centro
Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil - CEP: 30.160-031

Informações: (31) 3222-4845

Conheça um pouco mais do Aruandahttp://www.grupoaruanda.com.br