Institucional

A Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte S/A - Belotur tem a missão de promover a capital mineira como polo de atração turística com visibilidade nacional e internacional.

Diversificado e de expansão rápida, o turismo se relaciona com as comunidades em diversas frentes, como a preservação cultural e ambiental, os investimentos em segurança, o desenvolvimento sustentável e o avanço econômico. De acordo com o “Global Report on City Tourism” da Organização Mundial do Turismo (OMT-ONU), os turistas são atraídos, em números crescentes, para a vitalidade, experiência e diversidade da oferta em cidades em todo o mundo.

Seja uma visita para lazer, negócios, eventos ou para se encontrar com amigos e parentes, os turistas contribuem para o desenvolvimento da economia local e apoiam a geração de emprego e renda.

Sob essa perspectiva, sendo uma atividade econômica transversal, com profundas ramificações sociais, o turismo é, por excelência, uma plataforma para a co-criação de iniciativas, descobertas e projetos que contribuam para que o planeta chegue mais perto de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030.

Competitividade, capital humano e social, participação, mobilidade, interação, integração, acessibilidade, recursos naturais e qualidade de vida devem caminhar ao lado de governança, gestão eficiente de recursos, tecnologia de vanguarda e desenvolvimento sustentável para gerar um espaço turístico inovador, que oferece uma experiência, ao mesmo tempo, memorável e em melhoria constante.

Belo Horizonte dispõe hoje de atrativos variados e de qualidade. É uma cidade surpreendente, em que a cultura, as artes, a gastronomia, o ecossistema científico e tecnológico movimentam o cotidiano da cidade, estimulando sua permanente renovação. Um espaço urbano que gera uma inter-relação contínua entre os negócios e a cultura, por meio dos eventos que recebe e promove, o que aponta uma diferente realidade e perspectiva das apresentadas na última década. Uma cidade e um destino que caminha para ser cada vez mais inteligente.

A cidade se expande e modifica rapidamente. Entender e se adequar às novas tendências do turismo, estabelecer políticas públicas para o desenvolvimento sustentável da atividade, estruturar, qualificar e promover a cidade, sob este novo contexto, são os desafios da Belotur.

A competitividade de um destino não é um fim, mas um meio. Inspirada pelo diálogo, pela criatividade e pela coletividade, a Belotur busca orientar esse processo de forma que seu objetivo último seja o benefício de todos que circulam pelo território turístico, sejam eles turistas ou não.

Conheça os programas e projetos da Belotur

Conheça os principais eventos

Nos Centros de Atenção ao Turista (CATs), você encontra dicas de passeios e eventos, com atendimento personalizado:

CAT Mercado Central
Avenida Augusto de Lima, 744 – Centro