Arraial de Belo Horizonte começa nesta sexta-feira

Quinta-feira, 27 Junho, 2019 (Todo dia)

por: Ascom

Festejo terá concurso de quadrilhas e shows gratuitos na Praça da Estação

Área de Serviço/Acervo Belotur

A Praça da Estação já está toda enfeitada para receber as atrações do Arraial de Belo Horizonte 2019. Milhares de pessoas são esperadas para apreciar o tradicional Concurso Municipal de Quadrilhas Juninas, os shows e as delícias da Vila Gastronômica. O destaque do palco deste primeiro fim de semana é a cantora sertaneja Naiara Azevedo, que se apresenta na noite de domingo, dia 30, com show gratuito.

“O Arraial de Belo Horizonte é uma oportunidade de vivenciar uma experiência junina completa. Convidamos belo-horizontinos e turistas para experimentar essa festa tradicional da cultura da cidade, que vai contar com 40 quadrilhas no tablado principal, shows de grandes nomes nacionais e regionais no palco e, como não podia faltar nas melhores festas juninas, os quitutes da Vila Gastronômica”, destaca o presidente da Belotur, Gilberto Castro.

A partir das 19h da sexta-feira, dia 28, a Praça da Estação começa a receber o público para o primeiro dia do evento. Sete quadrilhas entram em cena disputando o concurso municipal pelo grupo de acesso. Ao final, a dupla sertaneja Beto e Breno sobe ao palco principal.

No sábado, a festa na Praça da Estação começa a partir das 15h. Onze quadrilhas do grupo de acesso irão se apresentar e no palco, a partir das 23h30, show com a dupla sertaneja Renan e Rafael.

O domingo fecha a programação do primeiro fim de semana do Arraial de Belo Horizonte 2019. Nove quadrilhas disputam o concurso municipal pelo grupo de acesso e a cantora Naiara Azevedo promete levantar a poeira da Praça da Estação, com sucessos como ‘50 reais’ e ‘Rapariga Digital’.

Arraial de Belo Horizonte 2019

Belo Horizonte é considerada pelo Ministério do Turismo e pela Embratur o maior destino turístico junino do Sudeste e um dos cinco maiores do país. Realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, o Arraial de Belo Horizonte chega à sua 41ª edição e, durante um mês, preenche a capital mineira com muita cultura, folclore, tradição e alegria. De 7 de junho a 7 de julho a cidade contará com programação intensa, que pode ser acessada pelo site.

Quarenta quadrilhas estão confirmadas para o tradicional concurso municipal que acontece na Praça da Estação, em parceria com a Comissão Junina Mineira. Serão 27 disputando pelo Grupo de Acesso, nos dias 28, 29 e 30 de junho, e 13 pelo Grupo Especial, com apresentações marcadas para os dias 6 e 7 de julho. A rádio oficial do Arraial de Belo Horizonte é a Liberdade, apoiadora do evento.

Concurso de Quadrilhas

Das 40 quadrilhas participantes do Concurso Municipal de Quadrilhas 2019, 27 quadrilhas estão inscritas para o Grupo de Acesso e se apresentam na Praça da Estação entre os dias 28 e 30 de junho. As outras 13 quadrilhas do Grupo Especial entram em cena, também na Praça da Estação, nos dias 6 e 7 julho. Os interessados podem conferir o regulamento na íntegra, no portal da Prefeitura.

Assim como nas outras edições do concurso, os quatro primeiros colocados do Grupo de Acesso do ano anterior passam a compor o Grupo Especial e os quatro últimos classificados neste último passam a compor o Grupo de Acesso. Para avaliar a apresentação das quadrilhas, os jurados levarão em conta os seguintes quesitos: conjunto, coreografia, caracterização, marcador, casal de noivos. A apuração do Grupo de Acesso será realizada no dia a 2/7, e a do Grupo Especial no dia 9/7. Ambas serão realizadas no Coreto do Parque Municipal, às 14h.

Vila Gastronômica

A Praça da Estação contará mais uma vez com a Vila Gastronômica, espaço de alimentação com decoração típica, ambientado para receber, com conforto, o público do Arraial. A Vila Gastronômica Junina será realizada em parceria com a Abrasel-MG e a Frente da Gastronomia Mineira. Estarão presentes no espaço os restaurantes Barba Azul, Clube do Milho e da cervejaria Fürst.

Concurso Prato Junino

Os pratos vencedores da segunda edição do Concurso Prato Junino, realizado pela Belotur, com parceria da Abrasel-MG, Frente da Gastronomia Mineira e das faculdades UNA, Pitágoras, Promove, Estácio de Sá e Senac, também serão comercializados na Vila Gastronômica do Arraial de Belo Horizonte. As receitas foram elaboradas pelos alunos em homenagem ao legado gastronômico de Dona Lucinha, respeitada internacionalmente como a maior representante da cozinha mineira, falecida no mês de abril deste ano.

Horário do Metrô

O metrô funcionará com horário especial por causa do Arraial de Belo Horizonte. A Estação Central ficará aberta para embarque até 2h na sexta e sábado e até 00h30 no domingo. As demais estações operam só para desembarque a partir das 23h.