Belo Horizonte é representada na ABAV Expo 2018 Conecta

tags

Segunda-feira, 1 Outubro, 2018

por: ASCOM

Belotur apresentou o Carnaval de Belo Horizonte 2019 e aplicou pesquisa com operadores e agentes de turismo

Acervo Belotur

O destino Belo Horizonte foi apresentado na ABAV Expo 2018 Conecta, uma das mais importantes feiras de turismo do Brasil. O evento aconteceu em São Paulo, entre os dias 26 e 28 de setembro. A Belotur participou do estande de Minas Gerais, montado em parceria com o Ministério do Turismo. Entre as atividades da feira, os representantes da empresa apresentaram o Carnaval de Belo Horizonte 2019 no Espaço de Experiências da Braztoa. O objetivo da apresentação e da distribuição de materiais gráficos que demonstram o crescimento do Carnaval belo-horizontino foi sensibilizar agentes e profissionais do turismo para o potencial de comercialização deste que é hoje o mais expressivo produto turístico da cidade.

Marcos Barreto, diretor de Promoção e Marketing Turístico da Belotur, participou ainda da reunião de lançamento do grupo de trabalho em prol do Turismo Cinematográfico, encabeçada pelo Ministério do Turismo. Estiveram presentes entidades como a Rio Filmes e SP Film Commission. Também foram realizadas reuniões com entidades, empresas e agentes do turismo.

Além das ações de promoção turística, a Belotur promoveu, por meio do Observatório do Turismo de Belo Horizonte, uma pesquisa com os principais operadores e agentes de turismo nacionais e internacionais. O objetivo do levantamento é identificar o perfil desses importantes atores do setor, assim como avaliar o posicionamento de Belo Horizonte no mercado de viagens em relação aos outros destinos do Brasil.

Compreender os principais mecanismos para comercialização do destino turístico Belo Horizonte, quais são os canais de comunicação mais relevantes para a promoção do destino e buscar percepções sobre a oferta turística da capital mineira também são objetivos da análise. A metodologia utilizada foi a qualitativa, com o uso de entrevistas de roteiro semi-estruturado pré-agendadas com operadores e agentes de turismo. Esse método permite um diálogo durante a pesquisa, o que traz uma flexibilidade para aprofundar ou confirmar as informações apresentadas, se necessário.

Esse é mais um avanço do Observatório do Turismo de Belo Horizonte em busca de subsídios para tomada de decisão da Belotur e da cadeia produtiva, o que resultará em ações direcionadas e eficazes no desenvolvimento, posicionamento e comercialização do destino Belo Horizonte.

 

A ABAV Expo 2018 Conecta

Realizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), a ABAV Expo Internacional de Turismo é a mais completa, tradicional e importante feira de turismo brasileira. A entidade está presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, com uma base de 2,4 mil associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras que respondem pela movimentação de 80% das vendas do mercado. A força dessa representação é o grande diferencial da ABAV Expo, anualmente formatada para absorver as diferentes demandas da cadeia produtiva do turismo, em especial a dos agentes de viagens, que são o principal canal de distribuição de viagens no Brasil.