Belo Horizonte sedia I Fórum de Turismo LGBT de Minas Gerais

tags

Segunda-feira, 23 Outubro, 2017

por: Ascom

O evento, que tem apoio da Belotur, acontece no dia 24 de outubro a partir das 9h

 

Com o lema ‘Entender, Enxergar e Diversar’, o Museu Brasileiro do Futebol, no Mineirão, recebe o I Fórum de Turismo LGBT Minas Gerais, início de um espaço permanente de discussão e capacitação dos profissionais do turismo, visando a melhoria e ampliação do fluxo de turistas LGBT no estado. O evento, que tem apoio da Belotur, acontece no dia 24 de outubro a partir das 9h.

Com a programação incluindo painéis, palestras e rodas de discussão, o Fórum pretende reunir profissionais da área do turismo durante todo o dia para entender o tema, enxergar os dados referentes ao crescimento deste segmento no Brasil e no mundo e debater sobre a diversidade do mercado, para colocar o estado de Minas Gerais em posição de destaque no turismo LGBT.

A realização do evento está a cargo do Circuito Turístico das Grutas de Minas Gerais em parceria com as empresas de produção de eventos AZ e Marca, da empresa de Turismo Receptivo A1 Turismo e do coletivo ECO das Artes. "São empresas e entidades que acreditam no grande potencial do estado para se tornar um promissor destino LGBT friendly", comenta Armando Siebler, sócio-proprietário da A1 Turismo e Viagens e um dos organizadores do fórum. As inscrições gratuitas devem ser feitas pelo Sympla (bit.ly/forumlgbtur).

 

Sobre o Circuito das Grutas

É uma estância de governança regional que se configura como principal interlocutor entre os municípios e governos, em nível estadual, orientando e coordenando, em parceria com os Conselhos Municipais, a execução da política de turismo junto à cadeia produtiva local. Fazem parte 12 cidades: Cordisburgo, Paraopeba, Caetanópolis, Sete Lagoas, Inhaúma, Jequitibá, Baldim, Funilândia, Capim Branco, Pedro Leopoldo, Lagoa Santa, Vespasiano.

 

Circuito LGBT belo-horizontino

Belo Horizonte tem o segundo maior circuito LGBT do Brasil, à frente do Rio de Janeiro e atrás apenas de São Paulo, segundo dados da Editora Guiya, a primeira rede de comunicação LGBT do país, com abrangência em sete capitais. No ranking atual, a megalópole paulista aparece com 131 points LGBT, enquanto Belo Horizonte surge com mais de 60 e o Rio, 50.

A elaboração do ranking da Editora Guiya tem base em critérios muito rígidos. Profissionais da editora visitam as capitais, fazem entrevistas e, com isso, mapeiam os points LGBT ou gayfriendly (simpatizantes). “Para incluirmos um local em nossos roteiros, temos que ter a certeza de que o público gay é realmente frequentador. Belo Horizonte me surpreendeu quando eu fiz minha primeira visita técnica à cidade. Fiquei completamente encantado”, afirma Welton Trindade, jornalista e editor do Guia Gay BH, que faz parte da Editora Guiya.

Os dados e as informações da Editora Guiya são animadores para o turismo em Belo Horizonte. Afinal, de acordo com a Organização Mundial do Turismo, de cada dez turistas, um é LGBT. Ainda segundo a entidade, 15% de toda a movimentação financeira turística do mundo vêm deste mesmo público.

 

SERVIÇO:

I Fórum de Turismo LGBT Minas Gerais

24 de outubro de 2017

Auditório do Museu Brasileiro do Futebol, Arena Mineirão

 

9H – 9h15: Recepção, credenciamento e welcome coffee

9h15 – 9h30: Adriana Ferreira, Presidente do Circuito das Grutas – Abertura

9h30 – 9h45: Mineirão (Samuel Lloyd, diretor Comercial do Mineirão) – Boas vindas e programa anti LGBT fobia do Educativo do Mineirão

9h45 – 10h30: ENTENDER LGBT – Gênero, diversidade sexual, legislação

10h30 – 10h45: Perguntas

10h45 – 11h45: ENXERGAR o turismo LGBT- Informações e oportunidades sobre o turismo

11h45 – 12h: Perguntas

12h00 – 13h30: Almoço

13h30 – 15h10: DIVERSAR – Cases de ações para o turismo LGBT

15h10 – 15h30: Coffee break

15h30 – 18h: Discussão e elaboração de diretrizes para o turismo LGBT de Minas Gerais