Belotur lança programa de capacitação e qualificação turística

Quinta-feira, 27 Setembro, 2018

por: ASCOM

Belo Horizonte Hospitaleira tem como objetivo é sensibilizar, capacitar e qualificar a comunidade belo-horizontina para a atividade turística

Acervo Belotur

A Belotur lança, neste mês de setembro, o Programa Belo Horizonte Hospitaleira 2018/2019. O intuito do projeto, que vai oferecer cursos e treinamentos gratuitos em turismo e sobre Belo Horizonte para públicos estratégicos, é sensibilizar, capacitar e qualificar a comunidade para a atividade turística, contribuindo para o desenvolvimento do setor e despertando uma cidade receptiva, integrada e inovadora. Ações do Belo Horizonte Hospitaleira com públicos como Atendentes do Posto de Informações da BH Airport, taxistas e Policiais Militares já estão programadas. Na capacitação serão abordados temas como introdução ao turismo, história de Belo Horizonte, posicionamento “Belo Horizonte: Surpreendente” e principais atrativos da capital mineira.

As inscrições para os cursos ficam a cargo das instituições a qual cada categoria está vinculada. Interessados em promover treinamentos podem entrar em contato através do email capacitacao.belotur@pbh.gov.br. As capacitações são conduzidos por Neuma Horta, assessora da Belotur, mestre na História de Belo Horizonte e Guia de Turismo há 28 anos.

“Esclarecer ao setor público e privado e à própria comunidade a importância da qualificação dos serviços e equipamentos turísticos, além das vantagens em estruturar, aumentar e diversificar a oferta turística, é essencial para a termos uma cidade ainda mais acolhedora para os visitantes. O turismo começa pelo conhecimento da cidade, pelos próprios cidadãos. A partir daí as pessoas se tornam mais receptivas, divulgam sua cidade como destino e também ajudam a preservar o patrimônio”, afirma Aluizer Malab, presidente da Belotur.

Projeto “BH Vai Até Você”
Outra ação dentro do Programa Belo Horizonte Hospitaleira é o ‘BH Vai Até Você’. Nele, serão realizados cursos de formação de multiplicadores, envolvendo todas as administrações regionais, onde profissionais da rede municipal de educação irão receber orientações e material interativo para atuarem em sala de aula. Dessa forma, os professores estarão preparados, também, para uma programação de passeios-aula, que têm como objetivo materializar o aprendizado por via da experiência.

Como apoio didático serão distribuídas cartilhas que podem ser trabalhadas dentro da sala de aula, com conteúdos voltados à história Belo Horizonte, atrativos turísticos da cidade, patrimônio e turismo.

Vem por aí

Ainda está programada, dentro do Belo Horizonte Hospitaleira, a realização de city tours que serão  destinados ao trade turístico e aos moradores de Belo Horizonte. A expectativa é que essas visitas guiadas melhorem a autoestima, o sentimento de pertencimento e responsabilidade pelos símbolos que representam a cidade e seu legado cultural. Isso para despertar a cidadania nos moradores, além incentivá-los a serem parceiros do poder público na promoção do turismo.

CURSOS JÁ PROGRAMADOS

Atendentes do Posto de Informações - BH Airport (24, 25, 26, 27 e 28 de setembro)
Horário: 9h às 12h e 13h às 18h (5 turmas)
Auditório do Aeroporto de Belo Horizonte/ Confins