BH se prepara para receber a 4ª edição do Festival do Japão

Terça-feira, 20 Janeiro, 2015 (Todo dia)

por: Assessoria de Comunicação

Pelo quarto ano consecutivo, Belo Horizonte vai receber o Festival do Japão em Minas, entre os dias 27 de fevereiro e 01 de março, no Expominas. O Festival, que já está consolidado no calendário mineiro, tem como objetivo a divulgação da cultura japonesa, o intercâmbio social, cultural e econômico entre esses dois países.
 
Serão três dias de programação, onde haverá apresentações de  taikos, danças típicas japonesas, artes marciais como judô, kendo e aikido,  concurso de Miss Nikkei e de Cosplay, áreas de bazaristas e de gastronomia, entre outras. Para esta edição foi criada uma área com atividades de Cultura Pop. Outra motivação para os visitantes do Festival, será o sorteio de duas passagens de ida e volta para o Japão.
 
As oficinas, tão disputadas pelo público presente, prometem agitar o festival: Oficinas de Oshie (trabalho artesanal com tecido), de Ikebana (arranjo floral estilo Ikenobou), de Pipamodelismo (arte de fazer  pipas),  de Furoshiki (embrulho em tecido), de Kirigami (arte de cortar papel) e de Mangá (desenhos para quadrinhos).
 
O Chadô (cerimônia do chá) é o caminho do DÔ que reúne todos os caminhos: Jardinagem, Ikebana, Shodô, Cerâmica, Arquitetura e a arte do Kimono. A  tradicional  Cerimônia do Chá, uma das representações tradicionais da cultura japonesa, tem fascinado cada vez mais participantes. Caracterizados pela  simplicidade do corte, o Kimono é um traje de cerimônia no Japão atualmente utilizado em todas as ocasiões especiais.O evento conta ainda com as Exposições de Kimonos e de Ikebana.
 
No ano de 2015, comemoram-se os 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre o Brasil e o Japão. Em Minas Gerais, as celebrações terão início no Festival, com exposição sobre o tema e sorteios de mudas de cerejeiras. Nas demais comemorações no decorrer do ano,  como marco principal,  haverá o plantio de 120 mudas de cerejeiras, com a formação de um bosque, local de contemplação para os visitantes, presente para a capital mineira e a comunidade.
 
O Festival do Japão em Minas é uma realização da Associação de Cooperação em Ciência e Tecnologia Brasil-Japão e do Escritório do Cônsul Geral Honorário do Japão em Belo Horizonte, sendo o último responsável por toda a organização do evento, que tem o apoio institucional da Belotur.
 
Dando continuidade às edições anteriores, o evento conta em sua programação com dois encontros técnicos, o 6º Seminário Internacional de Policiamento Comunitário/Sistema KOBAN e o 4º Encontro Internacional Brasil Japão.
 
 

FESTIVAL DO JAPÃO EM MINAS 2015
DIAS: 27 e 28/02 e 01/3 
HORÁRIOS:   Dia 27/02, sexta-feira, das 14 às 22 horas
                       Dia 28/02, sábado, das 10 às 22 horas
                       Dia 01/03, domingo, das 10 às 19 horas
 
ENTRADA: R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia-entrada para menores de 12 anos, estudantes e idosos). Ingressos vendidos no local.
 
LOCAL:  Pavilhões I e II, do Expominas (Avenida Amazonas, 6.030 - Bairro Gameleira - Belo Horizonte)
 
INFORMAÇÕES:(31)3657-4811/3657-4813
 
SITE:www.festivaldojapaominas.com.br