"Borboletas Eróticas" será lançado no próximo sábado

Quarta-feira, 9 Setembro, 2015

Angelo Machado, conhecido escritor de literatura infantojuvenil e dramaturgo, lança no dia 12 de setembro de 2015, pela Editora Scriptum o livro de crônicas para adultos Borboletas Eróticas, com prefácio de Olavo Romano, escritor e presidente da Academia Mineira de Letras. Graduado em medicina, ele nunca exerceu a profissão, dedicando-se sempre ao ensino e pesquisa em neuroanatomia e zoologia (entomologia), com destaque para seus trabalhos sobre libélulas. Membro titular da Academia Brasileira de Ciências e Professor Emérito da UFMG tem vários trabalhos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais. Como ambientalista foi fundador e várias vezes presidente da Fundação Biodiversitas, tendo recebido o prestigioso Prêmio Henry Ford de Conservação do Meio Ambiente. É membro de uma família de escritores entre os quais se destacam Aníbal Machado, Lúcia Machado de Almeida e Maria Clara Machado.
 Angelo iniciou sua carreira literária em 1989 com a publicação de O menino e o rio (Editora Lê), um sucesso editorial. Conta hoje 37 livros infantojuvenis que lhe valeram os prêmios Jabuti e Adolfo Aisen, além de dois certificados de “Altamente Recomendável” pela FNLIJ. É também dramaturgo, com sete peças encenadas, duas delas premiadas: O casamento da Ararinha Azul (Prêmio SESC-SATED de melhor texto de teatro infantil em 1996) e a comédia Como sobreviver em festas e recepções com bufê escasso (Prêmio SATED, de maior bilheteria do teatro mineiro em 2001).
Borboletas eróticas contém 32 crônicas, sete delas puramente ficcionais e as demais inspiradas em fatos ocorridos em sua vida. Dentre elas destacam-se seis crônicas que relatam fatos ocorridos durante suas viagens à África e à Amazônia em busca de libélulas para pesquisas científicas. A crônica O cientista nu conta um fato inusitado ocorrido com o autor no Instituto Karolinska de Estocolmo.
O título Borboletas Eróticas desperta a curiosidade do leitor, e a capa do livro, no qual o autor aparece tentando pegar com uma camisinha uma borboleta gigante com maminhas, foi feita com exclusividade pelo renomado cartunista Lor e integra de forma instigante o projeto editorial.
Na realidade um pouco de erotismo aparece apenas na crônica que batiza o livro.  No geral as crônicas seguem com a marca registrada dos livros de Angelo Machado que, segundo a crítica de literatura Nelly Novais Coelho “resultam de uma hábil fusão de ciência, ficção, poesia e muito humor”. Angelo Machado faz parte da Academia Mineira de Letras
 
 
SERVIÇO
Borboletas Eróticas – Crônicas
R$35,00
Sábado, dia 12 de setembro/2015, a partir de 11 horas.
Rua Fernandes Tourinho, 99, Savassi – BH | tel. (31) 3223 1789 | 9951 1789