Cadastro de Blocos de Rua para o Carnaval segue até o dia 19/11

tags

Terça-feira, 13 Novembro, 2018

por: Ascom

Ação é uma das principais ferramentas de planejamento da folia na capital mineira

Uma ferramenta que facilita a vida de quem quer colocar o bloco na rua. É dessa forma que a produtora e representante do bloco Havayanas Usadas, Cris Gil, define o cadastro de Blocos de Rua para o Carnaval de Belo Horizonte 2019. As inscrições, que estão abertas desde o dia 23 de outubro, vão até o dia 19 de novembro, e têm como objetivo garantir demandas como desvio de trânsito, limpeza, instalação de banheiros químicos e segurança para os desfiles. Para o cadastramento, os interessados devem acessar o link bit.ly/cadastroblocos2019.

Com anos de experiência em organizar desfiles de grandes blocos, Cris afirma que o cadastro tem ficado cada vez mais facilitado e destaca as novidades deste ano como pontos positivos. “O mapa disponibilizado já vem com algumas áreas bloqueadas, como as que têm risco de alagamento. Isso, para um organizador de primeira viagem, por exemplo, ajuda muito. É um grande avanço em relação ao ano passado”, comenta.

As sinalizações de vias com restrições são referentes a áreas de segurança, como rotas de ambulância, túneis, viadutos, passarelas, áreas hospitalares, desfile de escolas de samba e blocos caricatos, feiras, palcos oficiais, rotas de foliônibus e rotas essenciais para a fluidez do trânsito na cidade. Cris defende que a ação é importante, não só para ajudar os blocos, mas para manter a capital funcionando nos dias de folia. “Temos que tentar cuidar o máximo possível da cidade e de quem está nela. As pessoas têm que ter a possibilidade de estar aqui, mesmo não gostando de carnaval. E as que gostam, devem estar na rua informadas sobre cuidados e deveres em relação ao espaço público”, completa a carnavalesca.

Outro produtor que destaca os benefícios do formulário disponibilizado pela PHB é Gustavo Caetano, do Unidos do Samba Queixinho, um dos mais tradicionais blocos de rua de Belo Horizonte. “O cadastro foi uma grande conquista para nós. Especialmente por ser uma forma eficaz e unificada de se comunicar com os órgãos públicos como Bombeiros, BHTrans, SLU, entre outros. Isso sem contar no resguardo que ganhamos para evitar problemas na hora do cortejo”, defende. “ O cadastro funciona muito bem para o Queixinho. Com isso, consigo me preocupar mais com a minha bateria e com o objetivo de oferecer um desfile esplendoroso, um presente para a cidade”, completa.

O CADASTRO
As inscrições estão abertas para Blocos de Rua que desfilam durante o período oficial do Carnaval, que em 2019 vai de 16 de fevereiro a 10 de março. Caso o cortejo esteja fora destas datas os responsáveis deverão comunicar diretamente a cada órgão municipal (segurança, trânsito, limpeza urbana) para as devidas providências.

Gilberto Castro, diretor de Eventos da Belotur, destaca a importância da antecedência para a disponibilização das informações. “É essencial que os representantes respeitem o prazo. Nossos esforços para antecipar o cadastro foram para que a operação do carnaval seja feita com mais organização e confluência com os blocos”, afirma.

Vale lembrar que o cadastro não é obrigatório, mas os blocos que optarem por não fazê-lo não contarão com a infraestrutura disponibilizada pela Belotur e demais órgãos envolvidos, tais como banheiros químicos, fechamento de vias, divulgação, segurança e limpeza. Somente os blocos cadastrados poderão participar, também, do Edital de Subvenção, que oferece auxílio financeiro para os desfiles. A publicação do Edital está prevista para o final de novembro de 2018.

A ferramenta da Prefeitura permite que o representante cadastre até dois trajetos por bloco, inserindo informações como data, horário, local de concentração, trajeto e dispersão - tudo com o auxílio de um mapa. Para sanar possíveis dúvidas, a Prodabel disponibilizou um tutorial que pode ser acessado no mesmo portal. Quem ainda tiver dificuldades no cadastramento deve ligar para 3277-9702.

A Belotur criou, também, um Guia com dicas para organizadores de blocos, que pode ajudar estreantes e quem já colocou o bloco na rua. Ele contém informações sobre normas, etapas de cadastramento, editais, entre outras. Para acessá-lo é só clicar: http://bit.ly/guiaorganizadoresblocosderua.