CAMPEÕES DO CARNAVAL BH 2013

Sexta-feira, 15 Fevereiro, 2013

por: Assessoria de Comunicação - Fotos: Juliano Alvarenga - Acervo Belotur

Em apuração realizada na noite desta sexta-feira (15/02), na Câmara Municipal de Belo Horizonte, foram conhecidos os grandes campeões do Carnaval BH 2013. A apuração contou com a presença de representantes da Belotur, das agremiações carnavalescas e dos blocos caricatos que desfilaram nos últimos dias 10 e 11 de fevereiro na Avenida dos Andradas, no centro da capital, durante a programação oficial da folia momesca.

Escolas de Samba – A Escola de Samba vencedora do Carnaval BH 2013, no grupo A, e que receberá R$ 30 mil de premiação, foi a Canto da Alvorada. A escola, que este ano foi bi-campeã do Carnaval, apresentou na passarela do samba a história da pintora Yara Tupynambá, considerada a mais significativa artista plástica no cenário nacional. Com o enredo “Pelos Caminhos de Minas – Yara Tupynambá”, a escola, que foi fundada em 1979, transformou a passarela do samba em uma grande exposição a céu aberto.

Em segundo e terceiro lugar, ficaram as Escolas de Samba Acadêmicos de Venda Nova e Estrela do Vale. As escolas receberão R$ 15 mil e R$ 7,5 mil, respectivamente.

A campeã do grupo de acesso foi a Escola Imperavi de Ouros. A escola vai receber R$ 15 mil de premiação e no próximo ano irá desfilar no grupo principal.

Blocos Caricatos - No grupo A, o bloco Academia do Samba Por Acaso, fundado em 2008, conquistou a primeira colocação e receberáR$12,5 mil. O bloco, que este ano também é bi-campeão, fez uma viagem no tempo e reviveu a infância. O caminhão que levava a bateria lembrava um carrinho de brinquedo puxado por um adulto e coloriu a passarela com bonecas, muita folia e brincadeira.

Ainda no grupo A, a segunda colocação ficou com o bloco Inocentes de Santa Tereza, e em terceiro lugar ficou o bloco Bacharéis do Samba, que receberão R$ 6.250 mil e R4 3.125 mil, respectivamente.

Já no grupo B, o bloco campeão e que receberá R$ 2,5 mil de premiação é o Acadêmicos da Vila Estrela.

As escolas de samba e blocos caricatos campeões receberam os troféus de premiação em cerimônia oficial na próxima quinta-feira, dia 28 de fevereiro, na Câmara Municipal de Belo Horizonte.

Carnaval BH 2013 - A Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, por intermédio da Belotur, aplicou R$3,5 milhões em ações de estruturação e produção do Carnaval na capital mineira. A Estação do Samba, realizada entre os dias 8 e 10 de fevereiro, na Praça da Estação, trouxe nomes do samba mineiro que agitaram os foliões ao som de grandes sucessos carnavalescos.

O tradicional desfile dos blocos caricatos e escolas de samba aconteceu nos dias 10 e 11 de fevereiro e levou cerca de 20 mil pessoas à Avenida dos Andradas, que se transformou na passarela do samba da capital.

E ainda, de acordo com levantamento da Belotur, mais 70 blocos de rua desfilaram pelas ruas e vilas de Belo Horizonte, atraindo um público de milhares de pessoas. Para a infraestrutura desses blocos, este ano, foram fornecidos mais de 700 banheiros químicos, além do apoio logístico e de limpeza.