Centros Culturais de BH entram no ritmo do carnaval

tags

Sexta-feira, 10 Fevereiro, 2017

por: Assessoria de Comunicação FMC

Espaços descentralizados oferecem oficinas e promovem exposições, ensaios, bailes de carnaval e cortejos

Em fevereiro, os Centros Culturais da Fundação Municipal de Cultura estão em clima de folia. Durante o mês, os espaços recebem atrações variadas, com ensaios de blocos carnavalescos, cortejos, bailes para todas as idades, além de exposições e oficinas variadas como confecção de máscaras, estandartes e adereços. Toda a programação é gratuita e pode ser consultada no site www.bhfazcultura.pbh.gov.br.
 
Os Centros Culturais públicos de Belo Horizonte têm como finalidade a implementação das diretrizes políticas da Fundação Municipal de Cultura, integrando assim a descentralização dos serviços e consolidando a política cultural da cidade. O objetivo é que estes espaços sejam de fruição, circulação e criação de bens culturais que contribuam para a formação de identidades locais.
 
Quem pretende se produzir para curtir o carnaval encontra nos centros culturais diversas opções de oficinas. É possível aprender a confeccionar máscaras carnavalescas, estandartes e adereços gerais de carnaval. As oficinas acontecem em quase todos os centros culturais e são gratuitas.
 
A folia também marca presença nos centros culturais da cidade. Diversos bailes, cortejos e ensaios acontecem durante todo o mês. No Centro Cultural Alto Vera Cruz, por exemplo, acontece o Cortejo e Baile: Alto da Folia (dia 17, às 16h). A farra começa na Praça Flamengo e será finalizada com um grande baile de carnaval no centro cultural, às 18h. Já o Centro Cultural São Bernardo promove o Grito de Carnaval com o tradicional grupo Rosas de São Bernardo (Dia 23,014h). O grupo se unirá ao Bloco Unidos do São Bernardo para desfilar e apresentar as marchinhas de Carnaval. No Centro Cultural Vila Santa Rita o destaque é o Cortejo Unidos da Vila (dia 24, às 18h). Formado por alunos do projeto Agnes Cidadania, Oficina de Teatro e Grupo de Teatro Hiper-Periféricos 30, além de outros membros da comunidade, o grupo fará um cortejo pelas ruas da Vila Santa Rita.
 
Toda a programação de carnaval dos Centros Culturais é gratuita e aberta ao público. A programação completa pode ser consultada no site www.bhfazcultura.pbh.gov.br.