Começa a programação na Estação do Samba

Quinta-feira, 5 Fevereiro, 2015

por: Assessoria de Comunicação - Foto: Nathalia Torres / Acervo Belotur

Cinco regionais têm apresentação neste final de semana

Artistas locais começam a ocupar os palcos das regionais Barreiro, Oeste, Noroeste, Norte e Venda Nova neste final de semana (7 e 8/02). A programação dos palcos valoriza a cultura do samba de raiz, do samba-enredo,  o  samba tradicional e de seus  maiores expoentes na cidade. A montagem das estruturas está marcada para esta sexta-feira, para que no sábado e domingo tudo esteja pronto para receber milhares de pessoas.

São mais de 30 atrações somente nessas cinco regionais. Mandruvá, Zé da Guiomar e Serginho BH, entre outros, garantem a apresentação de samba da melhor qualidade. A localização dos palcos respeita a vocação regional. São locais de realização de grandes eventos, de fácil acesso e muitas vezes próximos às áreas de ensaio das agremiações carnavalescas das comunidades.

Na Estação do Samba da Regional Venda Nova é esperado um público de seis mil pessoas/dia. “Nosso público está mudando. Antes era de pessoas mais jovens, mas agora, em função da segurança, temos recebido famílias inteiras”, informa o assessor de eventos da Regional Barreiro, André de Souza. A região tem tradição de samba. A grande campeã do Carnaval de 2014 é a Escola de Samba Acadêmicos de Venda Nova, que se apresenta no dia 8, no palco da regional. No mesmo dia Zé da Guiomar encerra a festa.

Na Estação do Samba no Barreiro, o palco está localizado em uma via fora do centro comercial do bairro, porém já conhecido por abrigar grandes eventos. E aqui também, sobe no palco outra escola de samba da comunidade. A Estrela do Vale é o segundo grupo a se apresentar no sábado dia 7, para um  público estimado em sete mil pessoas/dia.

A localização do palco da Regional Oeste também deve favorecer o acesso de um público estimado em duas mil pessoas/dia. “Na avenida, onde o palco está sedo montado, passam seis linhas de ônibus, existem dois aglomerados na região, Morro das Pedras e Vila Ventosa, cujas famílias devem comparecer e participar”, afirma a assessora da regional, Ângela da Silva Juscelino.

A receptividade da comunidade não é diferente na Regional Norte. “A região tem tradição carnavalesca, o bairro Campo Alegre é a terra natal da escola de samba Canto da Alvorada. A comunidade participa dos ensaios, que acontece próximo ao local do palco”, informa a gerente de eventos da regional, Flávia Cristina de Lima. Entre as atrações artísticas da Norte, destaque para o cantor e compositor Serginho BH.

E na última regional com programação para o próximo final de semana, a Noroeste, o destaque fica para Mandruvá, cantor e compositor, integrante da Velha Guarda do Samba, que faz o show com sua charanga e um repertório eclético, muito samba de raiz, samba-enredo e marchas carnavalescas de todos os tempos. No dia seguinte (8/2), o bloco caricato Estivadores do Havaí é o primeiro a subir ao palco.

“Belo Horizonte está fervendo, a cada ano que passa melhora. O público é crescente aqui também. O carnaval de BH está virando referência e reflete nas regionais”, avalia a gerente de eventos da regional Noroeste, Lucieri Amaral. Ela acredita que pelo menos cinco mil pessoas devem passar diariamente pela Estação do Samba da Noroeste.

O Carnaval de BH 2015 é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, e conta com o patrocínio da SKOL, TIM e do Governo de Minas, com subsídio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Confira a programação da Estação do Samba nas regionais:

Regional Barreiro (Av. Deputado Álvaro Antônio / Av. Olinto Meireles – Bairro Barreiro de Baixo)

Dia 07 - Sábado - a partir das 18h – Fernanda Garcya, Estrela do Vale, Banda D’Fato

Dia 08 - Domingo - a partir das 18h – Chama Chuva Elétrico, Exculaxa, Cachaça com Arnica

Regional Oeste (Rua Costa do Marfim, 400 - Parque Estrela Dalva - Bairro Havaí)

Dia 07- Sábado - a partir das 19h – Bateria Show Mulatos do Samba, Fino do Samba, Simplicidade Samba BH

Dia 08 - Domingo – a partir das 19h – Bateria Show Força Real, Gilmar do Cavaco, Banda Trem dos Onze

Regional Noroeste  (Av. Amintas Jaques – Bairro Glória)

Dia 07 - Sábado – a partir das 18h – Imperavi de Ouros, Grupo Batida Perfeita, Mandruvá

Dia 08 - Domingo – a partir das 18h – Estivadores do Havaí, Dóris do Samba, Grupo Essência (Ronaldo Coisa Nossa)

Regional Norte (Rua Osório Duque Estrada / ruas José Benjamin de Castro e Lindolfo Color, - Bairro Campo Alegre)

Dia 07- Sábado – a partir das 19h – Manu Dias, Irmãos Saraiva e Banda, Serginho BH