Concurso ‘Prato Junino’, do Arraial de Belo Horizonte 2019, homenageia Dona Lucinha

Quinta-feira, 30 Maio, 2019 (Todo dia)

por: Ascom

Cinco faculdades de gastronomia participam das seletivas, que acontecem entre 3 e 7 de junho

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, anuncia a segunda edição do concurso Prato Junino, que faz parte da programação do Arraial de Belo Horizonte, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-MG), a Frente da Gastronomia Mineira e as faculdades de gastronomia UNA, Pitágoras, Promove, Estácio de Sá e Senac. A grande novidade deste ano é a homenagem que os acadêmicos prestarão ao legado gastronômico de Dona Lucinha, respeitada internacionalmente como a maior representante da cozinha mineira, falecida no mês de abril deste ano.
“Esse concurso cultural de gastronomia junina proporciona a consolidação da requalificação do setor dentro do Arraial de Belo Horizonte, além de integrar a cadeia produtiva, ampliar e diversificar o público do evento, bem como a própria divulgação e promoção dos festejos juninos da capital mineira”, comenta Gilberto Castro, presidente da Belotur.
Ao todo, 40 pratos foram inscritos e as seletivas acontecem a partir do dia 3 de junho.  A comissão julgadora levará em consideração aspectos como a relevância ao tema, a presença de ingredientes típicos dessa época, além dos quesitos técnicos, a inovação e economicidade. Além disso, os participantes deverão criar suas receitas com alguma alusão à história de Dona Lucinha e seu legado gastronômico como por exemplo referências ao Serro, sua terra natal, a algum ingrediente presente na sua cozinha, seja na apresentação, conceito ou nome do prato.
O resultado será apresentado para toda a cidade em evento público a partir das 9h do dia 15 de junho, em local a definir. Os vencedores  comercializarão seus pratos na Vila Gastronômica, espaço de destaque da gastronomia no Arraial de Belo Horizonte na Praça da Estação, planejadas para os dias  29 e 30 de junho e 6 e 7 de julho deste ano.
O júri técnico das seletivas é formado por Eduardo Avelar, chef de cozinha, Márcia Nunes, do restaurante Dona Lucinha, Mariana Correa,  da Confeitaria francesa La Parisserie, Isabela Lapa, fundadora do blog Coisas de Mineiro, e por Jadison Nantes, da Gerência de Culturas Populares e Urbanas da Fundação Municipal de Cultura.

Confira abaixo a programação das seletivas do concurso Prato Junino 2019:

3/6: Senac (Rua dos Tupinambás, 1.086 - Centro) - 14h às 16h
5/6: Estácio de Sá (Rua Erê, 207 - Prado) - 10h30 às 12h30
6/6: UNA II (Av. João Pinheiro, 580 ) - 15h às 17h
6/6: Pitágoras (Rua Timbiras, 1.375 - Funcionários) - 19h às 21h
7/6: Promove (Rua Sarzedo, 31 - Prado) - 14h às 16h

O concurso
Cada faculdade de gastronomia seleciona os acadêmicos por equipes  que elaboram um prato típico da culinária junina que será escolhido nas seletivas. Os vencedores poderão comercializar seu prato durante a programação do Arraial de Belo Horizonte na Praça da Estação.
Todas as faculdades deverão obedecer ao regulamento do concurso,  que orienta na elaboração dos pratos, bem como garante a equidade de condições e imparcialidade  nas seletivas finais pela comissão julgadora, formada por representantes do poder público, da Frente da Gastronomia Mineira e chefs.