Conheça o Roteiro Sabores e Saberes de Minas

tags

Segunda-feira, 2 Maio, 2016

Viver a gastronomia de Belo Horizonte é ter uma experiência singular.

A simplicidade marcante da culinária mineira e seu sabor característico estão intimamente ligados ao período colonial brasileiro. Dotada de heranças históricas (influências indígenas, portuguesas e africanas), de simbolismos e de rituais característicos apresenta um valor imensurável, muito além do nutricional. O modo de preparo e os temperos fáceis garantem a confecção de pratos típicos, ricos e variados, como o feijão tropeiro, o frango com quiabo, o angu, o tutu à mineira com linguiça e couve.

Dentre as comidas regionais do Brasil, a mineira é uma das que mais se destacam no cenário nacional. A típica culinária somada ao fato de a cidade possuir a maior concentração de bares e restaurantes do país tornou Belo Horizonte conhecida como a “Capital Nacional de Botecos”. Considerada um importante polo gastronômico, de acordo com a ABRASEL, possui em média 18 mil estabelecimentos do ramo, com opção para todos os gostos e bolsos.

Diversos restaurantes e bares temáticos invadem as esquinas dos lugares mais badalados. Cafés e Pubs oferecem ambientes aconchegantes, modernos e alternativos. Casas noturnas, bares casas de espetáculo e danceterias atendem aos mais diversos públicos, dos mais conservadores aos mais vanguardistas. Bebida de paixão nacional, as cervejarias de Belo Horizonte já receberam prêmios em conceituados concursos internacionais e produzem vários estilos de cerveja, de inspiração belga, alemã, inglesa e americana.

O tradicional circuito boêmio se concentra no bairro Santa Tereza e no centro da Capital, enquanto bairros como Savassi, Funcionários, Anchieta, Sion, Mangabeiras, Prado, São Bento, Lourdes, Serra, Santa Efigênia, Cidade Nova e União também oferecem excelentes opções gastronômicas. Outros bairros se sobressaem pela noite agitada: Santo Antônio e o São Pedro com bares tradicionais, cafés, restaurantes, pubs, bares com pista para dança e choperias. Destaque também para a região da Pampulha, que contam com estabelecimentos de diversos tipos, inclusive com clima de fazenda.

A agitada capital tem um ambiente agradável e alegre, presente todos os dias e noites do ano.

Conheça o Roteiro Sabores e Saberes de Minas.