A força da moda na capital e atrativos do Conjunto da Pampulha são temas do estande de Belo Horizonte no Minas Trend

Terça-feira, 6 Outubro, 2015

por: Assessoria de Comunicação

A Belotur e a Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte apresentam os 

​​
atrativos turísticos e a força do segmento da moda na capital durante o Minas Trend - outono-inverno 2015, que está sendo realizado a partir de hoje (06/10) até a próxima sexta-feira (09/10), no Expominas.

 

O estande de Belo Horizonte no evento é temático e relaciona a moda mineira com o Conjunto Moderno da Pampulha, que é candidato ao título de Patrimônio Cultural da Humanidade, junto à Unesco. Quem visitar o espaço, poderá conferir um passeio visual, por meio de painéis, que interligam com imagens os pontos turísticos da região da Pampulha, chegando até o edifício centenário neogótico “Castelinho”, situado na Rua da Bahia, Região Central da cidade, que abriga hoje o Centro de Referência da Moda. O estande contará ainda com espaço interativo, onde o visitante poderá fazer fotos e receber informação turística da capital.

 

E ainda, durante o período em que acontece o Minas Trend, até dezembro de 2015, o CRModa recebe moradores e visitantes de Belo Horizonte, para a exposição #A Vanguarda dos anos 80. A mostra conta a trajetória do Grupo Mineiro de Moda, que comemora 35 anos de fundação e configura-se como o precursor do polo da moda no Brasil.

 

Vale ressaltar que a exposição Grupo Mineiro de Moda #A Vanguarda dos anos 80 também está presente no projeto expográfico do Minas Trend, localizado no salão principal do ExpoMinas, através de uma pequena mostra do acervo, que tem curadoria de Renato Loureiro e projeto expográfico de Pedro Lázaro.

 

A força da moda em BH - Durante o Minas Trend, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur e da Fundação Municipal de Cultura, apresenta aos profissionais da moda a potencialidade do segmento da moda na capital mineira. A região do Polo da Moda de Belo Horizonte é composta pelos bairros Barro Preto, Lourdes, Savassi e Prado. As lojas do comércio atacadista estão em grande número nesses locais, onde se concentram centenas de estabelecimentos que atendem ao comércio brasileiro e o mais sofisticado estilista internacional.

 

De acordo com o presidente da Belotur, Mauro Werkema, Belo Horizonte possui sua economia predominantemente centrada no setor de prestação de serviços cujo motor é impulsionado pela criatividade, a inovação e a alta tecnologia. “A moda integra a cadeia econômica das chamadas economias criativas, que desenvolvem o turismo de eventos e negócios nas cidades modernas”, disse Werkema.

 

O evento – O Minas Trend, que é realizado entre os dias 06 e 09 de outubro, é uma oportunidade para os profissionais de moda do Brasil e do exterior conferir, em primeira mão, as coleções de vestuário, calçados, bolsas, joias e bijuterias. O evento, realizado em Belo Horizonte, é promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e tem o tema “A Força de Quem Faz”.

 

O objetivo é ressaltar a importância dos profissionais dentro da indústria da moda, destacando a criatividade, inovação e empreendedorismo como diferenciais que incorporam valor em todas as fases da produção.