GT do Carnaval faz primeira reunião para discutir novidades para 2019

tags

Quinta-feira, 29 Novembro, 2018

por: Ascom

Encontro aconteceu na sede da PBH, com a presença de vários órgãos municipais e entidades convidadas

Fernanda Machado/Belotur

Com o objetivo de discutir sobre os principais desafios para a edição de 2019, assim como as demandas específicas de algumas instituições a partir da experiência nos carnavais passados, o Grupo de Trabalho do Carnaval de Belo Horizonte 2019 fez sua primeira reunião, na terça-feira, dia 27, da sede da Prefeitura.

Presidente da Belotur e coordenador geral e executivo do Grupo, Aluizer Malab destacou a importância do trabalho compartilhado entre os órgãos responsáveis pela operação, segurança e realização do carnaval. “Participamos de vários seminários e discussões sobre carnaval por todo o Brasil e, em todas as cidades por onde passamos, percebemos o impacto do nosso modelo de trabalho. Essa comunicação e articulação entre as secretarias, instituições e entidades que viabilizam a nossa festa é o que permite que ela seja organizada e segura para os foliões, moradores e visitantes”, afirmou.

Diretor de Eventos da Belotur, Gilberto Castro apresentou o planejamento do Carnaval 2019 e os projetos que já estão em andamento, como a finalização do cadastro de blocos de rua - desenvolvido em parceria com a Prodabel e com o apoio da BHTrans na definição das vias restritas para desfile, referentes a áreas de segurança ou desvio de trânsito - e o cadastro de ambulantes, que começa na próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, e vai até o dia 14 de dezembro.

O encontro também foi aberto para os convidados apresentarem suas demandas. Além de profissionais da Belotur, estiveram presentes representantes das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico; de Assuntos Institucionais e Comunicação Social; de Governo; de Saúde; de Política Urbana; de Segurança e Prevenção (com integrantes da Guarda Municipal de Belo Horizonte e do Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte - COP-BH); de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania; Secretaria Municipal de Cultura; Superintendência de Limpeza Urbana (SLU); Superintendência de Desenvolvimento da Capital e BHTrans. Também compareceram representantes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar; da Cemig e da CBTU.

Grupo de Trabalho

A Prefeitura de Belo Horizonte criou o Grupo de Trabalho do Carnaval com o objetivo de coordenar e monitorar a execução das ações dos órgãos e entidades da administração direta e indireta do Poder Executivo relacionadas ao Carnaval de Belo Horizonte 2019. Entre as atribuições do grupo estão: a centralização das informações e ações relacionadas à realização do Carnaval de Belo Horizonte, divulgação de informações relativas à festa e coordenação das ações do Poder Executivo para a promoção da folia da capital mineira.