Iluminação de Natal é inaugurada em Belo Horizonte

Sexta-feira, 11 Dezembro, 2015 (Todo dia)

Prefeitura, Avenidas Afonso Pena, Brasil e Cristóvão Colombo anunciam a chegada do Natal na capital mineira

Belo Horizonte recebe, a partir desta sexta-feira (11/12), a tradicional iluminação de Natal que irá decorar os seguintes locais: o prédio da Prefeitura de Belo Horizonte, a Avenida Afonso Pena, da rua da Bahia até à rua Guajajaras; a Avenida Brasil, da rua Pernambuco (cruzamento com rua Bernardo Guimarães) até a Praça da Liberdade e a Avenida Cristóvão Colombo, da Praça da Liberdade até a Praça da Savassi. A iluminação natalina da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, conta com a parceria da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

Serão utilizadas mais de 300 mil microlâmpadas brancas, verdes e vermelhos, cerca de 700 lâmpadas estrobos e 400 adornos de estrelas e cometas, além de três mil metros de mangueira luminosa que darão cor, brilho e formarão desenhos nas árvores de Belo Horizonte. A decoração permanecerá até o dia 6 de janeiro, data em que se comemora o Dia de Reis.

A tradição –Que as luzes de Natal dão um charme a mais na cidade todo mundo sabe. Mas de onde vem essa tradição de enfeitar as fachadas das casas, lojas e espaços públicos? A decoração com luzes teve início nos tempos antigos e era usada para comemorar feriados de inverno. Com o tempo, esse costume foi adaptado ao feriado de Natal. Em meados do século XVII, os cristãos usavam pequenas velas para iluminar as pontas dos ramos das árvores na época de natal. As luzes representavam a estrela que guiou os Reis Magos até Jesus Cristo, conforme conta a história cristã. Ao longo dos anos, devido aos constantes incêndios nas árvores, causados pelas velas, as lâmpadas elétricas começaram a ser usadas na decoração. Assim, a tradição de enfeitar cidades inteiras com luzes para celebrar o Natal ganhou força e continua até os dias atuais.

Detalhamento da iluminação

• Prédio da PBH – 20.000 microlâmpadas + 100 lâmpadas estrobos + 25 cometas e uma estrela
  • Av. Afonso Pena – 157.000 microlâmpadas nove mil metros + 380 estrelas
  • Av. Cristóvão Colombo – 110.000 microlâmpadas + 490 lâmpadas estrobos
  • Av. Brasil – 20.000 microlâmpadas  + 3 mil metros de mangueira luminosa + 200 lâmpadas estrobos e 37 cometas

A iluminação começou a ser montada no dia 17 de novembro.