Lançamento do Circuito Pampulha Noturno

tags

Quarta-feira, 5 Abril, 2017

por: Assessoria de Comunicação - FMC

Conjunto Moderno da Pampulha inaugura programação noturna às terças-feiras Promovido pela FMC, em parceria com a Belotur, o “Circuito Pampulha Noturno” terá atividades culturais, artísticas e mais

O Conjunto Moderno da Pampulha, principal cartão postal de Belo Horizonte, reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, acaba de ganhar mais uma atração para turistas e moradores da cidade. A Fundação Municipal de Cultura, em parceria com a Belotur, dá início na próxima terça-feira, dia 11 de abril, ao “Circuito Pampulha Noturno”. O projeto irá promover semanalmente, às terças-feiras, até 21h, uma programação integrada em diversos espaços da região, envolvendo atividades culturais, artísticas, esportivas e de lazer.
 
A ideia é reunir espaços culturais e turísticos da Pampulha num propósito de programação integrada, em um horário estendido de funcionamento. Além dos equipamentos culturais como o Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile, a Casa Kubitschek, haverá programação também em diversos outros espaços, entre eles o Iate Tênis Clube, o Museu Brasileiro do Futebol, o Aquário da Bacia do Rio São Francisco e o CAT Veveco, além das praças Dino Barbieri e Dalva Simão.
 
O Circuito Pampulha Noturno é mais uma ação integrada de promoção do patrimônio mundial. Gustavo Mendicino, diretor do Conjunto Moderno da Pampulha, afirma que a ideia é trazer a turistas e moradores uma nova opção de convivência estimulada pelas artes, pela cultura, pelos esportes e pelo lazer. “A Pampulha é uma região fértil para trabalharmos a diversidade de Belo Horizonte e mostrá-la ao mundo, convidando as pessoas a interagirem com o patrimônio. Queremos mostrar que a Pampulha pode ser destino de visitações constantes e convivência harmônica e prazerosa, por meio da ocupação dos espaços”, completa.
 
ABERTURA – DIA 11 DE ABRIL
 
Para a inauguração deste novo projeto, a Fundação Municipal de Cultura e a Belotur prepararam uma série de atrações artísticas e culturais e também gastronômicas. No cardápio da noite haverá shows musicais, apresentações de teatro, exposições, visitas guiadas aos museus e festivais gastronômicos. A programação completa da noite pode ser consultada no site www.bhafzcultura.pbh.gov.br.
 
CASA DO BAILE
17h– Abertura do Circuito Pampulha Noturno
18h– Show de Jazz com Warley Mascarenhas Trio
Grupo formado por Warley Mascarenhas (Guitarra), Guilherme Stephan (Bateria), Manassés Morais (Baixo). Tem como repertório jazz e música brasileira, passando por Wess Montgomery, Charlie Parker, Miles Davis, Tom Jobim dentre outros, além das composiçōes próprias.
 
CAT VEVECO
Das 17h às 21h– Exposição artística de produtos do Made in Beagá
O projeto Made in Beagá traz uma mostra de peças criadas em parceria com artistas e designers convidados. Movimentando a economia criativa, retrata Belo Horizonte através do fortalecimento da identidade, valorizando pontos turísticos, costumes, lendas, arquitetura e hábitos dos mineiros. Turistas e amantes de BH poderão levar um pouquinho de nossa capital para qualquer canto do mundo.
 
IATE TÊNIS CLUBE
Das 18h às 21h– Visitas guiadas
O Iate Tênis Clube é uma das obras projetadas no Conjunto Moderno da Pampulha por Oscar Niemeyer, no início dos anos 1940, que apresentam o modernismo arquitetônico brasileiro ao mundo. No seu interior, encontra-se o Salão Portinari, ricamente ornamentado com painel de Cândido Portinari, obra de arte presente no clube.
 
19h– Show com Tony Ribas - MPB de Minas
Um estilo mineiro de MPB, com personalidade própria, mas com influências notórias de importantes artistas da música brasileira. Assim o cantor e violonista Tony Ribas descreve sua música. Nascido em Belo Horizonte, Tony Ribas aprendeu a tocar violão e a cantar aos 14 anos. Seguiu carreira profissional apenas aos 35, quando passou a fazer shows em bares da capital. Mudou-se para a Serra do Cipó em busca de inspiração.
 
PRAÇA DINO BARBIERI
A partir das 18h– Projeto Deguste - Gastronomia, Arte e Cultura
Chopes artesanais, comida e artesanato tipicamente mineiros ao som de boa música.
 
19h– Espetáculo com a Trupe Gaia
Por meio de cenas lúdicas e técnicas de circo, a Trupe Gaia realiza espetáculos com momentos interativos que permitem ao público vivenciar a beleza e a magia do circo.
 
20h– Show de Jazz Quinta Onda com Be Hoppers
Entusiastas do Lindy Hop criaram um grupo para promover a cena hopper e o swing jazz em Belo Horizonte e propagar o espírito de alegria desse estilo de dança. Assim nasceram os Be Hoppers. A dança tem movimentos rápidos e divertidos, transmitidos pelos passos e sinergia dos dançarinos. O grupo promove apresentações e intervenções urbanas com várias coreografias (solo, casal ou em grupo) em seu repertório.
 
PRAÇA DALVA SIMÃO
A partir das 18h – Exposição de carros antigos
A exposição surgiu do desejo do colecionador Jeferson Rios de compartilhar com a sociedade sua coleção construída ao longo de trinta anos, estabelecendo uma relação direta com o público, fazendo com que todos revivam o passado.
 
A partir das 18h– Gastronomia na Praça
Festival gastronômico com foodtrucks e foodbikes.
 
MUSEU DE ARTE DA PAMPULHA
20h30– Musical “As Rainhas do Rádio”
Trabalho de pesquisa desenvolvido por Celinha Braga, inspirado nos programas de auditório dos anos 40 /50 que marcaram época no rádio brasileiro e reuniram grandes nomes da nossa música como Emilinha Borba, Marlene, Ângela Maria, Dalva de Oliveira e tantas outras estrelas que lotavam os auditórios. O espetáculo emociona e contagia a plateia com canções e propagandas da época.
 
MUSEU CASA KUBITSCHEK
20h– Espetáculo Liberdade Eletrônica, com Glauco Mendes
Completando 22 anos de carreira, Glauco Mendes apresenta seu trabalho solo utilizando recursos eletrônicos que vão do som ambiente às pistas. Depois de integrar por 18 anos a banda Tianastácia e há três anos no grupo Pato Fu, o músico interpreta sua arte rítmica com elementos do Hip Hop, broken beats, drumstep, house e jazz, através de loops, percussões eletrônicas e controladoras que possibilitam ouvir, sentir e dançar com criatividade e sonoridade.
 
MUSEU BRASILEIRO DO FUTEBOL / MINEIRÃO
Das 18h às 21h– Projeto Container com Letras
Biblioteca itinerante que tem por missão estimular e despertar o compartilhamento de livros e fomento à leitura. Seu acervo é composto por livros de diversos gêneros literários e didáticos, novos e seminovos, que serão compartilhados por quem passar pela Esplanada do Mineirão.
 
19h30– Visita Guiada ao Museu e Estádio com temas especiais
O visitante fará uma visita aos bastidores do Mineirão e conhecerá áreas restritas, que são utilizadas por jogadores e imprensa nos dias das partidas.
 
 
AQUÁRIO DA BACIA DO RIO SÃO FRANCISCO / FUNDAÇÃO ZOO-BOTÂNICA
Somente na segunda semana de cada mês das 18h às 21h – Visita Noturna ao Aquário (venda de ingressos no local)
 
Contato para a imprensa
Assessoria de Comunicação | FMC – (31) 3277-4682