Mais de 80 blocos nas ruas de BH nesse fim de semana

tags

Sexta-feira, 17 Fevereiro, 2017

Folião poderá escolher do rock ao brega e aproveitar o Carnaval com alegria e segurança

Para alguns, o Carnaval só começa daqui a duas semanas, no sábado dia 24 de fevereiro. Mas, para muitos belo-horizontinos e turistas na cidade, o Carnaval de BH já está a todo vapor. Somente nesse fim de semana, de sexta-feira (17) até a noite do domingo (19), mais de 80 blocos vão encher as ruas da capital de alegria. Tem folia para todas as idades e gostos para ser aproveitada de maneira democrática como manda a tradição momesca: do brega, ao rock, pagode às energias de terreiro dos blocos afros. Tudo isso regado ao brilho e cores de confetes, serpentinas e muita purpurina.

Hoje (17), o Abre-te Sésamo, que estreia no Carnaval, homenageia o ‘maluco beleza’ Raul Seixas, com concentração às 20h na Praça da Rodoviária. Amanhã, no Centro, é a vez da Banda Mole que vai colocar três trios elétricos para sacudir a Avenida Afonso Pena (entre as ruas da Bahia e dos Guajajaras), às 13 horas. Também na grade de programação deste sábado (18), o Trio Chacoalha, com concentração na Rua Espírito Santo, 35, traz 10 atrações independentes, na tentativa de incorporar a produção local (serão sete de BH) aos festejos carnavalescos, às 14horas.

E para a criançada, o sábado reserva uma ótima opção de folia: o Carnasambinha, que acontece na Rua Raul Pompéia, no Bairro São Pedro, à partir das 10 horas. Super-heróis e vilões vão compartilhar o mesmo espaço sem conflitos!

E no domingo, a linha de frente dos blocos será com o “Me Beija que Eu Sou Pagodeiro”. O bloco arrastou 15 mil foliões no ano passado e promete arrebentar ainda mais este ano com repertório que marcou a geração dos anos 90. A concentração é às 9h, na Avenida Francisco Sá 1001, Gutierrez.

Outro destaque deste domingo é o Us Beethoven. O bloco traz repertório que mescla música brega e clássicos carnavalescos. A turma, que tem concentração às 14 horas, na Rua Pernambuco entre Avenida Cristovão Colombo e Rua Tomé de Souza homenageia o compositor de música clássica com ênfase em sua deficiência auditiva: A percussão do Us Beethoven é formada principalmente por surdos.

Confira a programação completa pelo link: http://www.carnavaldebelohorizonte.com.br/programacao-blocos-de-rua/#A7

Folia com segurança
Para o folião pular com segurança, a Prefeitura de Belo Horizonte reforçou o atendimento médico e o efetivo do SAMU. Serão montados dois Postos Médicos Avançados (PMAs), neste sábado, exclusivos para atender foliões, que funcionarão durante 24 horas com capacidade para atender a pequenos procedimentos como desidratação, intoxicação, crises convulsivas e pequenos traumas.

Os postos funcionarão na Região Centro-Sul: Rua da Bahia, entre Avenidas do Contorno e Santos Dumont e na Rua Alagoas, entre as Ruas Timbiras e Guajajaras. Os locais foram definidos em função das rotas dos blocos e também por estarem localizados em regiões de fácil acesso aos hospitais.

Cada PMA terá na equipe três médicos, três enfermeiros e 10 técnicos de enfermagem especializados em emergência. Além da equipe, cada posto médico terá três ambulâncias do SAMU (uma Unidade de Suporte Básico-USB, uma Unidade de Suporte Avançado-USA e uma ambulância de remoção simples), que farão o transporte de pacientes que necessitarem de transferência para alguma UPA ou hospital.

Os Postos Médicos Avançados, instalados em tenda de 20 m² e estarão equipados com 20 macas, vão funcionar neste fim de semana (sábado e domingo) e serão novamente montados na próxima sexta- feira (24) funcionando até o fim do Carnaval.