Na China, BH se candidata como sede do Congresso da WTCF

Quinta-feira, 13 Setembro, 2018

por: Ascom

O evento é um dos mais importantes do turismo mundial com foco na América Latina

A Belotur esteve presente no WTCF Frangant Hill Summit 2018, evento da Federação Mundial de Cidades Turísticas (WTCF), realizado em Qingdao (China) entre os dias 7 e 9 de setembro. Além de oficializar a admissão de Belo Horizonte como novo membro - e único do Brasil - da rede de cidades de turismo, o presidente da Belotur, Aluizer Malab, e o diretor de Políticas de Turismo e Inovação, Marcos Boffa, defenderam a candidatura da capital mineira como cidade-sede do 3º Congresso Latino-Americano de Turismo da WTCF, em 2020. O evento é um dos mais importantes dentro das articulações do turismo mundial com foco na América Latina.

A conexão da Belotur com a WTCF é muito importante para o desenvolvimento turístico de Belo Horizonte. Na ocasião, Malab e Boffa conheceram experiências de outros destinos, trocaram informações estratégicas e estabeleceram contatos que contribuem para o planejamento de políticas de turismo futuras para a capital mineira.

“Vale lembrar que a indústria mundial das viagens cresceu mais que a economia global no período de 2011 a 2016, segundo o World Travel & Tourism Council. Quem puxa a fila são os mercados em desenvolvimento e os destinos que até pouco tempo eram considerados coadjuvantes. O Brasil é multifacetado, vai além do sol e da praia, pode captar muito mais feiras e congressos por meio da promoção de destinos completos como Belo Horizonte. Para isso, temos que entender, com profundidade, as tendências e realizações de outros países”, afirma Aluizer Malab, presidente da Belotur.

Além de Belo Horizonte, Cidade do México (México), Haia (Holanda), Punta Cana (República Dominicana), Santo Domingo (República Dominicana), Dushambé (Tajiquistão), Tozeur (Tunísia) e Tobago (Trinidad e Tobago) também aproveitaram o evento para se oficializarem como membros da WTCF.

A programação do encontro foi dividida em oito seções: Cerimônia de Abertura e Discurso, Reunião do Conselho da WTCF, Fóruns da Cúpula, Conferência de Promoção Turística, Feira de Turismo, Conferência Mundial de Investimento e Financiamento para cidades turísticas,  Exposição de Turismo e Atividades do Subcomitê. O evento reuniu 400 representantes de mais de 100 cidades turísticas, além de 200 empresas e organizações internacionais relacionadas ao turismo, incluindo a Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas (UNWTO).

Durante a cúpula foi lançado o Plano de Ação para a Construção de Marcas das Cidades de Turismo (2018-2028). Foram abordados temas como as novas tendências do turismo, como uma cidade pode melhorar sua imagem através de branding e novas práticas de cooperação entre instituições municipais. O objetivo é compartilhar experiências de cidades que se destacam pela movimentação turística e auxiliar o desenvolvimento de marcas de turismo nas regiões que ainda buscam esse reconhecimento.

Belo Horizonte é a primeira cidade brasileira na WTCF
Belo Horizonte é a primeira cidade brasileira a fazer parte da rede World Tourism Cities Federation (WTCF), quando oficializou sua filiação em dezembro de 2017, logo após ter sido representada pela Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur)  no UNWTO – WTCF City Tourism Performance Research, evento realizado em Buenos Aires, na Argentina.

Estabelecido em 2012, o WTCF é uma organização internacional de turismo sem fins lucrativos, formada por mais de 200 cidades e instituições relacionadas ao turismo. A organização visa promover intercâmbios e cooperação entre seus membros e a indústria do turismo.