Número de espaços de coworking aumentou 90% em Belo Horizonte no último ano

tags

Quinta-feira, 23 Novembro, 2017

por: Coworking Brasil

Ignorando a crise, empresários, freelancers e profissionais independentes adotam cada vez mais espaços de trabalho compartilhados

Divulgação Guaja

Em 2016, a capital mineira contava com 24 espaços de coworking e já figurava como a terceira cidade brasileira com maior número de espaços compartilhados, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. Neste ano, já são conhecidos ao menos 48 espaços de coworking em Belo Horizonte, segundo o Censo Coworking Brasil 2017.

No estado de Minas, BH representa mais de 70% desse mercado. Dentro da cidade as regiões de Funcionários e Savassi têm a maior concentração de espaços. No entanto, já é possível encontrar pelo menos um coworking na maioria das regiões, possibilitando que qualquer pessoa tenha um escritório pronto para trabalhar perto de casa, indiferente de onde resida.
O crescimento do mercado segue a tendência nacional, que viu a quantidade de espaços mais que dobrar entre 2016 e 2017. A expectativa é que esse número continue aumentando em 2018, já que cada dia mais brasileiros reconhecem o modelo de coworking como uma alternativa mais eficiente e de menos risco em relação ao aluguel de escritório tradicional.  Além disso, também é esperado um movimento de novos espaços em cidades menores, como já acontece nos mercados americano e europeu.