Orquestra Ouro Preto abre temporada artística 2016 com apresentação em Belo Horizonte

Quarta-feira, 16 Março, 2016 (Todo dia)

por: Assessoria de Comunicação Orquestra Ouro Preto

Com participação especial de Inês Peixoto (Gurpo Galpão), como atriz convidada, Orquestra interpreta As 7 Últimas Palavras de Cristo na Cruz.

Regida polo maestro Rodrigo Tofollo, a Orquestra Ouro Preto abre a temporada de concertos 2016 com apresentações emBelo Horizonte e Ouro Preto. Acompanhada pela atriz Inês Peixoto, do Grupo Galpão, a Orquestra interpreta As Sete Últimas Palavras de Cristo na Cruz, de Joseph Haydn (1732 – 1809). Em Ouro Preto, o concerto será no dia 22 de março, às 20h30, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, integrando a programação da tradicional Semana Santa da cidade. Na capital, o grupo realiza apresentação única no dia 23, às 20h30, na Fundação de Educação Artística. Os concertos têm entrada gratuita.

 

Em As 7 Últimas Palavras de Cristo na Cruz, a genialidade do compositor austríaco encontra-se no fato de mesclar tragédia e melancolia à uma atmosfera sublime e misericordiosa, ao retratar a natureza divina de Jesus Cristo - Homem e Deus em um só corpo – e sua transfiguração, enfatizando o martírio do Homem Jesus e a Paixão do Cristo Deus.

 

Dotada de um forte apelo imagético, a obra de Haydn reconstrói musicalmente as últimas palavras de Jesus Cristo através de sete Adágios, acrescidos de uma Introdução e um Presto. Este último remete ao terremoto que, segundo o evangelho de Mateus, procedeu a morte de Cristo. 

 

A Orquestra Ouro Preto inova apresentando uma versão cênica para a música de Haydn, com a participação da premiada atriz Inês Peixoto. Inês interpreta o papel de evangelista na leitura das palavras que precedem os Adágios, tendo como referência a figura de Maria Madalena, em cenas montadas especialmente para os concertos. “Dado ao forte apelo cênico da obra, optamos por inovar e potencializar esta característica ímpar, com a presença da Inês Peixoto. Tenho grande admiração por ela, não só por seu trabalho no Galpão, mas por toda sua trajetória. Faremos uma releitura bem mineira das Sete Últimas Palavras de Cristo, tendo como inspiração a Semana Santa ouro-pretana”, avisa o maestro Rodrigo Tofollo.   

 

TEMPORADA 2016

 

Com apresentações agendadas em todo o Brasil, além de presença garantida na capital e no interior do estado, a Orquestra Ouro Preto inicia sua temporada artísica prometendo muitas novidades para o ano. Com uma nova identidade visual após alcançar sua maioridade artística, e a conquista do Prêmio da Música Brasileira, na categoria melhor disco de MPB de 2015, o grupo vem se destacando por sua excelência e versatilidade, como uma das mais importantes formações de câmara da atualidade.

 

No campo da música instrumental, lança seu quinto disco. Intitulado Latinidade: Música para as Américas, reverencia a eferverscência cultural da América Latina, com obras de Capiba, Clóvis Pereira, Rufo Herrera, Astor Piazzolla e dobrados e marchas das tradicionais bandas de música de Minas Gerais. O registro audiovisual deste trabalho já pode ser visto no canal da Orquestra Ouro Preto no youtube.

 

Tendo trabalho marcado polo experimentalismo, a Orquestra confirma novas parcerias e o lançamento de projetos ao lado com Maria Rita e Edú Lobo. Ao lado da cantora, realiza montagem de espetáculo homenageando a diva do jazz Ella Fitzgerald. Já com Edú Lobo, estreia trabalho na linha de Valencianas, promovendo releitura da obra do grande artista da música popular brasileira.

 

Rodrigo Toffolo garante que haverá ainda mais novidades. “A estreia mundial de obra de Radamés Gnatalli, lançamento do DVD The Beatles e espetáculo com o Grupo Giramundo, são alguns dos trabalhos que faremos ao longo do ano. O público que nos acompanha vai gostar muito do que vamos anunciar para a temporada que se inicia”, celebra o maestro.

 

REPERTÓRIO

. Introdução: Maestoso ed adagio

. Sonata I - Pai, perdoa-lhes, eles não sabem o que fazem

. Sonata II - Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso

. Sonata III - Mulher, eis aqui seu filho

. Sonata IV - Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste

. Sonata V - Tenho Sede

. Sonata VI - Está consumado 

. Sonata VII - Pai, nas tuas mãos entrego meu espírito

. Il Terremoto - Presto e con tutta la forza

 

SERVIÇOS

ORQUESTRA OURO PRETO – AS 7 ÚLTIMAS PALAVRAS DE CRISTO NA CRUZ – JOSEPH HAYDN

Belo Horizonte

Dia 23 de Março

Horário: 20h30

Local: Fundação de Educação Artística

Entrada Franca (Haverá distribuição de senhas, uma hora antes do concerto)

Informações: (31) – 3224 1744