Parque Municipal recebe festa de Carnaval infantil

Quarta-feira, 11 Fevereiro, 2015 (Todo dia)

por: Assesoria de Comunicação - Foto: Maria Bonome

Promovido pela Fundação Municipal de Cultura, em parceria com a Belotur, a 2ª edição do Carnavalzinho terá oficinas, blocos infantis e apresentação do Grupo Trampulim

Invasão de Palhaços - Foto: Maria Bonome

A Fundação Municipal de Cultura, em parceria com a Belotur, promove no domingo de carnaval, dia 15 de fevereiro, o Carnavalzinho 2015. O projeto é voltado à famílias e crianças e promove o patrimônio imaterial ao resgatar os carnavais infantis, com marchinhas, fantasias, maquiagens e adereços. A folia infantil é gratuita e acontece das 10h às 14h, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti.

No evento, serão realizadas oficinas de estandartes, de maquiagem, além de cortejos com blocos infantis e a apresentação de “Pratubatê”, do Grupo Trampulim, um espetáculo interativo que utiliza a música e os tambores como ferramenta de comunicação, uma maneira inovadora de trabalhar a criatividade, a experiência de unidade e a integração. Segundo Poliana Tuchia, integrante do Grupo Trampulim, a música é o principal meio de comunicação da atração. “É lindo porque as pessoas naturalmente se envolvem e estão abertas para serem estimuladas. A ideia é sermos uma orquestra e através de jogos e brincadeiras musicais tocarmos juntos. O espetáculo é totalmente interativo. Isso trás uma grande motivação para as pessoas e o resultado é incrível! Estamos preparando um bloco da ‘Invasão de Palhaços’, que é bem divertido para as crianças. Vamos sair em cortejo pelo Parque Municipal e queremos que toda esta festa culmine no Pratubatê. Normalmente fazemos este espetáculo de ‘cara limpa’, mas no Carnavalzinho ele também será apresentado pelos palhaços”, conclui Poliana.

“Nos últimos anos, Belo Horizonte tem vivido um fenômeno durante o Carnaval, trazendo como protagonistas dessa grande festa da cultura popular os blocos de rua, onde vários deles renascem em diversas regiões da cidade. Atenta a isso, a FMC criou uma ação infantil que contribuísse com a formação de um novo público para o Carnaval de BH, contemplando história e memória dessa grande festa brasileira, embalada pelas antigas marchinhas que fizeram (e fazem) a alegria dos foliões nessa importante festa popular”, afirma Simone Araújo, diretora de ações culturais regionalizadas da FMC.

PROGRAMAÇÃO CARNAVALZINHO 2015

OFICINAS – DAS 10H ÀS 11H30

Locais: em frente à Administração Central do Parque e na Praça dos Patins (ao lado do Teatro Francisco Nunes)

Oficina de maquiagem – Oficina oferecida pela Trupe Gaia, um grupo de artistas de Belo Horizonte, fundado em 2006, que tem como proposta a prática e a difusão da consciência ambiental através das artes circenses e do teatro. A Trupe vê a arte como veículo transformador de conceitos e paradigmas e busca despertar em todo ser, criança e adulto, um artista transformador da sua realidade.

Oficina de criação de estandartes – A oficina de criação de estandartes tem como objetivo a criação destas “bandeiras carnavalescas”, buscando utilizar para esta construção, materiais recicláveis, reaproveitáveis, e toda a criatividade possível para representar a comunidade, o coletivo e a festa. Para isso, solicitamos que se possível os pais levem materiais recicláveis como pedaços de tecidos em tamanhos variados, tampinhas, embalagens, jornais velhos, latinhas, palitos de picolé, caixas de papelão, fitas coloridas, entre outros materiais que possam ser utilizados na confecção dos estandartes. A oficina será ministrada por Juliana Floriano, atriz, artista plástica, figurinista e cenógrafa, que possui especialização em História da Cultura e da Arte, Bacharelado em Artes Plásticas, além de formação em Artes Cênicas.

CORTEJO DOS BLOCOS – DAS 11H30 ÀS 12H30

Bloco “Invasão de Palhaços”  Um cortejo itinerante de palhaços invade o carnaval em busca de risos fugidos e alegrias escondidas. De instrumentos em punho e dispostos ao inusitado eles levam a bobagem às últimas consequências e tudo pode ser transformado em jogo. É a lógica torta do palhaço que prevalece. No repertório de marchinhas, afoxés, maracatu, coco e samba cabe também o improviso, a invenção e a brincadeira.

Bloco “Da Hora!” – O Bloco é formado por instrumentistas do grupo Frito Na Hora, que no carnaval se reúnem para brincar com os ritmos tradicionais desta festa. Na cozinha da bateria, acrescentam um tempero de improvisos musicais para deixar a marcha mais saborosa. Nesta panela, cabe misturar frevo, maracatu, samba, funk, marchinhas, além é claro, de uma grande salada mista das canções que embalam o Brasil durante o carnaval.

ESPETÁCULO PRATUBATÊ – DAS 12H30 ÀS 13H30

Local: Palco em frente ao Teatro Francisco Nunes

Pratubatê é um espetáculo interativo que utiliza a música e os tambores como ferramenta de comunicação. O Grupo Trampulim apresenta uma maneira inovadora de trabalhar criatividade, experiência de unidade, integração, quebra de barreiras e trabalho em equipe, elementos imprescindíveis em qualquer organização de alta performance. Conduzidos pela equipe, o público vivencia uma construção rítmica coletiva, experimentando a inesquecível sensação de contribuir para o pulsante resultado final: a música. Cada indivíduo sente como a sua participação contribui e é indispensável para o sucesso do show, deixando o papel de mero expectador para se tornar protagonista deste incrível espetáculo.

Carnavalzinho 2015

Dia 15 de fevereiro, domingo, das 10h às 14h