Portal da Copa do Governo Federal divulga balanço das iniciativas para a Copa em Belo Horizonte

Segunda-feira, 5 Março, 2012 (Todo dia)

por: Raquel Bernardes

Confira o resumo das obras em andamento

Estádio Mineirão. Foto: Sylvio Coutinho - Divulgação.

Trinta e quatro novos hotéis em construção na capital, três corredores de BRT, ampliação da capacidade do aeroporto e a inauguração do Mineirão em 21 de dezembro. Esse é um resumo do trabalho em Belo Horizonte, uma das sedes da Copa das Confederações, em 2013, e palco de seis partidas no Mundial de 2014, incluindo uma das semifinais.

A modernização do Mineirão está na terceira e última etapa. O Novo Mineirão, após a reforma, terá 64 mil lugares, esplanada com capacidade para 65 mil pessoas, 80 camarotes, 2.500 vagas para carros, tribuna para quase três mil jornalistas, sete mil m2 para comércio e cobertura que capta energia solar e transforma em elétrica capaz de abastecer 1.200 residências de médio porte.

VEJA O QUE ESTÁ PREVISTO EM OUTRAS ÁREAS

Mobilidade urbana - Belo Horizonte vai ganhar até a Copa de 2014, três corredores exclusivos para ônibus articulados, os chamados Bus Rapid Transit (BRT) que transportarão cerca de 750 mil pessoas e que estarão concluídos em 2013.

Hotéis - Estão em construção na capital 34 hotéis, outros 17 empreendimentos estão na reta final do processo de licenciamento e na região metropolitana serão mais 24 hotéis até a Copa. Seis novos hotéis já estão em funcionamento na Grande BH. Com isso, BH poderá ter até 75 hotéis a mais que acrescentarão 25.438 leitos até 2014. Atualmente, são 30.194 leitos distribuídos em 314 meios de hospedagem situados a, no máximo, 100 quilômetros de Belo Horizonte.

Capacitação - Até o fim deste ano, cerca de 5 mil pessoas serão capacitadas para a Copa em projetos que envolvem parcerias do Governo de Minas com a iniciativa privada (cursos de línguas, agentes de informação turística, guia de turismo, auxiliar de cozinha, camareira, garçom, recepcionista, gestão de negócio, planejamento de emergência hospitalar externa e princípios de medicina de catástrofe).

Aeroporto -Há uma obra federal em andamento com conclusão prevista para dezembro de 2013. Após a reforma, o aeroporto Internacional Tancredo Neves terá capacidade ampliada de 10,2 milhões (2011) para 16,5 milhões de passageiros ao ano.

Veja a matéria completa no Portal da Copa.