Praça da Savassi de Volta e com Visual Renovado

Sexta-feira, 11 Maio, 2012 (Todo dia)

Tradicional ponto de BH é entregue à população após melhorias urbanísticas e com um novo paisagismo, que dão ao local uma nova identidade

Foto: Divino Advincula/PBH

Um dos locais mais charmosos e movimentados de Belo Horizonte está de cara nova. A Praça Diogo de Vasconcelos, mundialmente conhecida como Praça da Savassi, na região Centro-Sul da capital, ganhou ares mais modernos com a nova iluminação, a ampliação do espaço e a instalação de jardins e fontes. A requalificação urbana, entregue ontem à população, beneficia toda a cidade e era uma antiga reivindicação dos comerciantes e moradores da região. As obras foram realizadas pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Infra­estrutura e tiveram um investimento de R$ 11,8 milhões.

Além dessas intervenções, foram executados serviços de drenagem e requalificação na rua Pernambuco, entre as ruas Tomé de Souza e Fernandes Tourinho, na rua Antônio de Albuquerque, entre as ruas Alagoas e Paraíba, e nas avenidas Getúlio Vargas e Cristovão Colombo, dentro do quadrilátero formado pelas ruas Alagoas, Paraíba, Tomé de Souza e Fer­nandes Tourinho. Foram implan­tados também calçadões nos trechos adjacentes à praça, alargamento e execução de calçadas com revestimento de placas pré-fabricadas e pedra portuguesa e elevação de pista com execução de pavimentação em blocos intertravados de concreto no cruzamento das avenidas Getúlio Vargas e Cristóvão Colombo. A revi­talização inclui também implantação de rampas nas calçadas, assentamento de piso na rua Antônio de Albuquerque, na esquina com a rua Paraíba e na interseção da ruas Pernambuco e Fer­nandes Tourinho.

Para adquirir a nova estética visual, foi necessário refor­mular os canteiros e os jardins da praça. Quatro fontes luminosas e o aumento dos assentos públicos deram mais beleza à praça, tornando-a um lugar mais agradável e confortável para todos. Também foram adequadas as redes de drenagem de água e esgoto, o sistema de irrigação e a adequação das redes lógicas das concessionárias de serviços públicos e privados, como telefonia e TV a cabo. A requalificação da praça integra o projeto Centro Vivo da Prefeitura, que nos últimos anos renovou a Praça Raul Soares e os quarteirões no entorno da Praça Sete e do Mercado Central.

Praça da Savassi - História

A região da Savassi deve a origem do seu nome a uma tradicional padaria pertencente aos irmãos Hugo e Juca Savassi, descendentes de família italiana. O ponto comercial, localizado na esquina da rua Per­nambuco com a avenida Cristóvão Colombo, foi instalado na década de 1940 e era famoso pela qualidade do seu pão. Posteriormente, se tornou um ponto de referência e de encontro de autoridades como Tancredo Neves, Milton Campos, Afonso Arinos e Bias Fortes, que debatiam política enquanto tomavam o chá das cinco. Os belo-horizontinos se referiam à padaria como Praça da Savassi.

Na década de 1950, foi inaugurado o Cine Pathé, que marcou época na cidade. Os estudantes de classe mais alta, que estudavam em colégios da região, começaram a frequentar o local. Nos anos 1960, o famoso pirulito da Praça Sete foi levado para a Savassi, no cruzamento das avenidas Getúlio Vargas e Cristóvão Colombo, onde permaneceu até 1980, retornando ao seu lugar de origem nesse período. Durante a década de 80, a região sofreu intensas transformações, tornando-a predominantemente comercial.

Atualmente, a região é um polo econômico e cultural que conta com hotéis, flats, centros de compras, galerias de arte, farmácias, academias, padarias, agências bancárias, lojas de redes de fast food e clínicas de serviços médicos, odontológicos e estéticos. Opções culturais não faltam no local, como cinemas, bares, boates e praças.

O nome oficial da praça, Diogo de Vasconcelos, homenageia o político e historiador que se destacou como pio­neiro na defesa do patrimônio histórico e artístico mineiro e nacional e é considerado o primeiro historiador de arte no Brasil.

Fonte: DOM - Diário Oficial do Município